24.3 C
Ponta Porã
domingo, 28 de abril, 2024
InícioPonta PorãEm plena primavera Paraguai adota o horário de verão

Em plena primavera Paraguai adota o horário de verão

Os paraguaios tiveram que adiantar os seus relógios em uma hora.

A fronteira entre o Paraguai e o Brasil passou a ter dois horários, desde esse domingo (4), teve inicio o horário de verão, sendo que desta maneira os paraguaios tiveram que adiantar os seus relógios em uma hora, desde a meia a noite deste domingo (4).

Com o início do horário de verão do Paraguai, os fronteiriços que residem tanto no lado brasileiro quanto paraguaio da fronteira precisam estar atentos e adequar os seus relógios para cumprir as suas agendas de trabalho, uma vez que os dois municípios vizinhos convivem de forma integrada nos mais variados setores do comércio as instituições de ensino, como ´o caso do curso de medicina que atrai milhares de brasileiros e estão com as aulas online desde o começa da pandemia.

O Brasil desde o início do governo de Jair Bolsonaro não adere mais o horário de verão, assim a fronteira conviverá com dois horários diferentes até o próximo mês de março de 2021, data prevista para o final do horário no Paraguai.

Em 25 de abril de 2019, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que revoga o horário diferenciado no Brasil, com a alegação de que tendo a medida representaria economia de energia relativamente baixa e poderia causar desgaste na saúde da população com a alteração. Além disso, segundo o Ministério de Minas e Energia, o horário de maior consumo de energia passou do período da noite para o meio da tarde.

Na fronteira muitos brasileiros trabalham no Paraguai e vice versa, consolidando o perfil diferente desta parte da América do Sul. A fronteira do lado paraguaio continua oficialmente fechada, com previsão de abertura até o próximo dia 15 de outubro, conforme sinalizaram os governos brasileiro e paraguaio.


 Paraguai:

Já a Câmara dos senadores do Paraguai aprovou em 5 de agosto de 2020, um projeto de lei do deputado Sebastião Garcia, que buscar manter o horário de verão inteiro, segundo o deputado ele solicitou ume estudo técnico a empresa Nacional de Eletricidade (ANDE), que disse que se manter o horário de verão o ano todo, se otimiza o consumo de energia no pais.

 “El argumento de la Ande que para ellos resultaba un problema era que se debían hacer unos cambios como el reemplazo de medidores, sobre todo del sector industrial, el cual será también beneficiado con esta ley. En horario de invierno la industria debe reducir su potencia porque es un horario de punta y la energía le cuesta mucho más cara. Sin embargo, con el horario de verano se termina mitigando eso y se logra hacer un consumo continuo con la misma potencia”, señaló el diputado sebastião Garcia.

Entre otros factores positivos de la propuesta legislativa, menciona García que al final de la jornada diaria se tiene una hora más de sol. “Al salir del trabajo a la tardecita tenemos una hora más de luz. Beneficia a la gente que viaja en colectivo para retornar a su casa”, consideró.

Em plena primavera Paraguai adota o horário de verão

Fonte: Pontaporanews