O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) abriu na terça-feira (12.08) as inscrições para a 6ª edição do Prêmio CNAS Simone Albuquerque. A iniciativa reconhece ações voltadas ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O Edital CNAS/MDS nº 1/2025, que lança a premiação, integra a programação da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada de 6 a 9 de dezembro, e homenageia práticas inovadoras no SUAS.
Nesta edição, haverá uma categoria proposta pela Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e Cadastro Único (RFBC), que irá condecorar experiências municipais que fortaleçam a articulação entre gestores locais e Conselhos de Assistência Social no acompanhamento do Programa Bolsa Família (PBF) e do Cadastro Único (CadÚnico).
Principais critérios de avaliação:
Planejamento conjunto entre gestão municipal e conselhos;
Fiscalização transparente e participativa do PBF e CadÚnico;
Busca ativa de famílias vulneráveis, incluindo grupos tradicionais e populações específicas;
Transparência na aplicação dos recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD);
Evidências de impacto, como melhoria na qualidade dos dados e ampliação da proteção social.
A categoria reforça o compromisso da RFBC com a integridade das políticas sociais, priorizando a participação cidadã e a gestão ética dos programas.
Sobre o prêmio
Criado em homenagem à ex-conselheira nacional Simone Albuquerque, o prêmio reconhece iniciativas que fortalecem o SUAS em sete categorias, desde pesquisas acadêmicas até experiências regionais nas áreas de atuação da Sudam e Sudene. Os vencedores terão seus trabalhos publicados e participarão de eventos nacionais para disseminar boas práticas.
Inscrições: Gratuitas, até 14 de setembro, pelo site www.blogcnas.com.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome