24.1 C
Ponta Porã
domingo, 28 de abril, 2024
InícioRegiãoSES discute com Ministério da Justiça Operação de Distribuição Nacional de Vacina

SES discute com Ministério da Justiça Operação de Distribuição Nacional de Vacina


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) participou de reunião nesta sexta-feira (15) com a Secretaria de Operações Integradas, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para alinhar o planejamento e monitoramento da Operação de Distribuição Nacional de Vacina, que consistirá no transporte e distribuição das vacinas contra a Covid-19 em todo o território nacional.

Pioneiro, Mato Grosso do Sul já havia se antecipado com a construção do Plano Estadual Conjunto de Distribuição de Imunizantes e Insumos Contra a Covid-19, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Durante a reunião, ficou estabelecido que no primeiro momento, tão logo as vacinas chegarem em solo sul-mato-grossense, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal  farão a escolta dos imunobiológicos do Aeroporto Internacional de Campo Grande até a Rede de Frio Estadual, localizado na Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (CEVE), da Secretaria de Estado de Saúde.

“Esta ação ocorre devido a alta demanda e o custo desta operação. Assim, estas forças estarão empenhadas na escolta dos imunizantes assim que chegarem do Ministério da Saúde, em um primeiro momento”, explica o diretor de Saúde e assessor técnico do Corpo de Bombeiros Militar na SES, coronel Marcello Fraiha.

Após a entrega na CEVE/MS, inicia-se a fase estadual como prevista no Plano Estadual Conjunto de Distribuição de Imunizantes e Insumos Contra a Covid-19, que contará com o apoio de todas as forças da segurança pública do Estado: Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar. “Eles farão a escolta em todos os municípios do interior de Mato Grosso do Sul. SEOPI fez a recomendação que agências de segurança pública fizessem esse apoio, mas nós já havíamos previsto isto, saindo à frente nessa estratégia”.

A Secretaria de Estado de Saúde ressalta que o Ministério da Saúde ainda não comunicou a data exata que a vacina será entregue em Mato Grosso do Sul. Os lotes chegarão de avião até o Aeroporto Internacional de Campo Grande. Do aeroporto, a transportadora fará o transbordo até a Rede Frio de Mato Grosso do Sul. De lá, as equipes da SES e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), iniciarão a preparação para o envio aos municípios do interior do Estado, seguindo o Plano Estadual de Distribuição.

Atualmente, Mato Grosso do Sul possui 597 salas de vacina distribuídas nos 79 municípios, onde são acondicionados os imunobiológicos – vacinas, soros e imunoglobulinas – a uma temperatura de 2° a 8 °C.

Rodson Lima, SES

Foto: Divulgação

Fonte: Governo MS