23.8 C
Ponta Porã
segunda-feira, 29 de abril, 2024
InícioBrasil & MundoPGR pede apuração da conduta de Daniel Silveira após prisão em flagrante

PGR pede apuração da conduta de Daniel Silveira após prisão em flagrante


source
Deputado Federal Daniel Silveira
Duda Sampaio

Deputado Federal Daniel Silveira

Nesta sexta-feira (19), o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, solicitou ao STF (Supremo Tribunal Federal) a abertura de inquérito para apurar a conduta do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) no IML (Instituto Médico Legal), no Rio de Janeiro, após ser preso em flagrante, nesta terça-feira (16) . As informações são da CNN Brasil .

Você viu?

Na ocasião,  Silveira discutiu com uma servidora do local por se recusar a utilizar a máscara de proteção contra a Covid-19. O pedido de abertura do inquérito é decorrente do documento enviado pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, à Procuradoria-Geral da República (PGR).

De acordo com o vice-procurador-geral, os fatos narradas podem configurar os crimes de desacato (art. 331 do Código Penal, punível com detenção de seis meses a dois anos ou multa) e infração de medida sanitária preventiva (art. 268 do Código Penal, cuja pena é de um mês a um ano de detenção e multa).

Apesar dos fatos terem sido registrados em vídeo e publicados nas redes sociais, Medeiros afirma que é relevante o aprofundamento na investigação para esclarecer, por exemplo, o que aconteceu antes e depois da filmagem.

Entre as diligências solicitadas ao Supremo estão as oitivas dos agentes públicos envolvidos, com o registro detalhado das palavras e atos empregados no desacato, para que sejam descritas em eventual denúncia, das pessoas que tenham presenciado a cena e do próprio parlamentar.