24.3 C
Ponta Porã
domingo, 28 de abril, 2024
InícioRegiãoCom novas viaturas, Prefeitura inicia renovação total da frota da Guarda Civil...

Com novas viaturas, Prefeitura inicia renovação total da frota da Guarda Civil Metropolitana


A Prefeitura de Campo Grande entregou na tarde desta segunda-feira (15), por meio da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social, à Guarda municipal 8 novas viaturas, sendo 7 Duster (Renault) e 1 caminhonete L200 (Mitsubishi). Mais 21 veículos ainda serão entregues proporcionando a troca total da frota.

Com novas viaturas, Prefeitura inicia renovação total da frota da Guarda Civil MetropolitanaA entrega, segundo o prefeito Marquinhos Trad, vem fortalecer a segurança pública, dando mais tranquilidade aos cidadãos. “Hoje a Guarda Municipal está recebndo 80 coletes balísticos, 80 capas de coletes balí sticos, 50 unidades de cones e cavaletes, 2 drones e diversos capacetes, escudos antitumultos, espirgadores, munições para armas de eletrocondutividade e 8 viaturas”, enumerou o prefeito.

Os veículos e equipamentos serão distribuídos entre as Gerências do Grupo de Pronto Intervenção, Trânsito, Meio Ambiente e Patrulha Maria da Penha, atuantes nas sete regiões de Campo Grande: Centro, Bandeira, Segredo, Anhanduizinho, Lagoa, Prosa e Imbirussú. O investimentos total foi de R$ 3.426.888,11.

Já o secretário de Segurança Pública de Campo Grande, Valério Azambuja, lembrou da importância dos investimentos para melhorar o serviço prestado à população.

Com novas viaturas, Prefeitura inicia renovação total da frota da Guarda Civil Metropolitana“Trinta e um anos após a criação da Guarda Municipal toda a frota, toda logística de operação, será gradativamente trocada. Isso traz melhores condições de trabalho aos servidores da Guarda Civil Metropolitana e um serviço melhor para a população”, disse o secretário de Segurança Pública de Campo Grande, Valério Azambuja.

Outra ação para reforçar a segurança que já está em andamento é a realização de concurso público para a contratação de novos guardas e a ampliação do videomonitoramento.

A Prefeitura já publicou o edital do concurso com 273 vagas. As inscrições terminam nesta segunda-feira (15), já o pagamento do boleto pode ser feito até amanhã, 16 de março de 2021, em horário de expediente bancário. O cronograma das datas atualizadas será disponibilizado no site do Instituto Selecon.

Com novas viaturas, Prefeitura inicia renovação total da frota da Guarda Civil MetropolitanaJá o projeto de ampliação do Centro Integrado de Controle Operacional da Prefeitura prevê a instalação de câmeras de videomonitoramento em todas as regiões da cidade. Mais 100 câmeras serão instaladas para auxiliar as ações de vigilância e monitoramento.

De 2017 para cá!

A Prefeitura investiu no aumento da frota, de 57 em 2017, para 97 em 2020, a quantidade de viaturas. Com relação ao quantitativo de armamento letal, o salto foi de 275 em 2017, para 500 em 2020.

Os guardas conquistaram o plano de salários e carreiras; cursos e capacitações que habilitaram o efetivo para manuseio e porte de arma de fogo; qualificação para melhoria no atendimento à população e formação de novos agentes para atuação no trânsito da Capital e ações voltadas para o bem estar animal. Atualmente, o efetivo da GCM é formado por 1100 agentes.

Com novas viaturas, Prefeitura inicia renovação total da frota da Guarda Civil MetropolitanaAs gerências foram implantadas efetivamente em 2017, com a lei municipal 5.793, de 3 de janeiro de 2017, que reestruturou toda a parte administrativa da Prefeitura de Campo Grande.  A lei criou o Gabinete de Gestão Integrada, que tem por objetivo garantir a participação da comunidade em geral nas discussões sobre segurança pública.

A reestruturação e atuação mais efetiva da Guarda já pode ser observada em números. Dados do relatório de 2019 da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública apontam uma redução de 66,7% em roubo seguido de morte; 58,3% em roubo em via pública e 36,9% no número de roubos a estabelecimentos comerciais em Campo Grande.

Com o advento da Covid-19, e a partir da decretação das medidas restritivas e das regras de controle impostas, a Sesdes tem mobilizado todo o seu efetivo no sentido de também realizar plenamente todas as competências organizacionais no esforço de contribuir no combate da pandemia. Somente em 2020, a Guarda Civil Metropolitana realizou 95.882 rondas preventivas motorizadas nas sete regiões e nos distritos da capital.