Prosseguir classifica Ponta Porã na Bandeira Vermelha

O Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) retratando a situação dos municípios, classificou mais uma vez Ponta Porã na Bandeira Vermelha, ou seja, alto risco de contaminação pelo Covid-19.

Os números apresentados são extraídos dos bancos de dados oficiais alimentados pelos técnicos das secretarias municipais de saúde e consolidados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), e a metodologia de apuração e detalhamento dos indicadores que os integram se encontram disponíveis no site da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

RECOMENDAÇÕES SOCIOECONÔMICAS:


Bandeira: Vermelha


Período de vigência das bandeiras: 29 de julho a 11 de agosto de 2021.


Classificação: Essenciais + baixo risco

Mato Grosso do Sul continua seguindo na liderança em relação às doses aplicadas contra a Covid-19 em comparação com os demais Estados. O retorno das atividades presenciais nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE) será no dia 02 de agosto para os estudantes, levando em consideração as recomendações do Prosseguir em cada município, onde as unidades escolares da Rede Estadual de Ensino seguirão diversas orientações para definir a quantidade de estudantes presencialmente.

Conforme o grau de risco (bandeira), apontado pelo Prosseguir, fica definido um percentual de alunos presencialmente em salas de aula, conforme demonstrado a seguir:


• Em grau “extremo” (bandeira cinza), serão 30% dos estudantes presentes em sala;


• Em grau “alto” (bandeira vermelha), 50% dos estudantes presentes em sala;


• Em grau “médio” (bandeira laranja), 70% dos estudantes presentes em sala;


• Em grau “tolerável” (bandeira amarela), 90% dos estudantes presentes em sala;


• Em grau de risco “baixo” (bandeira verde), 100% dos estudantes presentes em
sala.

IMPORTANTE

É de suma importância se atentar que as vacinas não protegem 100%, assim, mesmo tendo tomado as duas doses da vacina, a pessoa ainda pode ser contaminada pelo Covid-19, porem suas chances de ir para um estágio grave é de 30%. Por isso, mesmo vacinada, a pessoa deve usar máscara, álcool em gel, lavar as mãos várias vezes evitando tocar boca, nariz e olhos, alem de manter distanciamento, evitar aglomeração e sair só o necessário.

No boletim da segunda-feira, Ponta Porã teve 4 óbitos em um único dia. Dezesseis pessoas estão na UTI e 07 na clínica médica respiratória.