18/08/2015 16h20
O evento, que trás diversas expressões artísticas e culturais, como oficinas e apresentações musicais, será realizado nos dias 20, 21, 22 e 23, no Centro de Eventos da Prefeitura
Divulgação: Dora Nunes
Promovido pela 3ª Superintendência Regional da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Mato Grosso do Sul, com o apoio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e da Prefeitura Municipal de Amambai, será realizado em Amambai durante os dias 20, 21, 22 e 23 de agosto, a etapa regional do Fetran (Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito de Mato Grosso do Sul).
O evento, que é realizado através da Semed (Secretaria Municipal de Educação), em parceria com o Detrat (Departamento de Transito) e a Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) trás para Amambai a etapa Capey, que englobas as cidades de Amambai, Caarapó, Nova Alvorada do Sul, Sete Quedas, Paranhos, Aral Moreira e Coxim.
De acordo com a organização, que tem à frente o cenógrafo Luiz Cláudio Ferreira, a coordenadora de Projetos Glauce Mascarenhas e a diretoria teatral da atriz Alessandra Tavares, essa já é considerada a maior etapa já realizada pelo Fetran em todo o Estado. “Serão 30 peças apresentadas pelos estudantes. Dessas, 16 são de grupos teatrais formados nas escolas municipais e estaduais de Amambai”, explica Luiz Cláudio.
Amambai, que participa pela terceira vez do Festival, conquistou no ano de 2014, vários prêmios (cerca de dez), onde os atores amambaienses alcançaram destaque como campeões regionais e estaduais na categoria Infanto Juvenil (Escola Municipal Antônio Pinto da Silva), vice-campeões na categoria Infantil (Escola Municipal Dr. Rachid Saldanha Derzi), melhor atriz regional e estadual (Renata Dourisboure), melhor ator regional (Taylor Henrique) e melhores textos na etapa regional, com a categoria infantil e etapas regional e estadual com a categoria infanto juvenil, ambos de autoria de Luiz Cláudio.
“Será uma etapa emocionante e muito disputada, pois teremos peças de grande porte e muita qualidade, tendo em vista que as cidades participantes também já se destacaram nas edições anteriores do festival”, comenta Glauce Mascarenhas.
Após mais de 10 anos da realização do evento, a cidade de Amambai inova como anfitriã, oferecendo oficinas de interpretação e direção para os atores participantes do Festival. As oficinas serão ministradas pelos atores Marcelo Mariano, de Coxim, Alessandra Tavares e Ademir Martins, de Amambai. “A nossa preocupação é em disseminar o interesse real pelo teatro. As oficinas ministradas pelos profissionais podem fazer a diferença para os jovens atores, que ainda estão despertando para a área das artes cênicas”, pondera a atriz Alessandra Tavares.
A solenidade de abertura do evento, que acontece às 19 horas da quinta-feira (20), acontece no Centro de Eventos da Prefeitura e irá homenagear nomes como Branca Karasek e Maria Silvia, percursores do teatro em Amambai. Ainda na quinta-feira (20), será realizada a entrega de prêmios aos vencedores do Fetran 2014.


