30 C
Ponta Porã
sábado, 27 de abril, 2024
InícioRegiãoMesas com jogos de tabuleiro confeccionadas em presídio reforçam ensino na rede...

Mesas com jogos de tabuleiro confeccionadas em presídio reforçam ensino na rede pública de Paranaíba


A Escola Municipal Maria Luiza Corre Machado, em Paranaíba, agora conta com mesas de jogos de tabuleiro que contribuirão para o lazer e aprendizado das crianças e adolescentes, tudo confeccionado com mão de obra de internos do presídio masculino de regime fechado da cidade, a partir do reaproveitamento de materiais descartados.

O projeto foi idealizado pelo diretor do Estabelecimento Penal de Paranaíba (EPPar), André Aparecido França, com o objetivo de reaproveitar carreteis em madeira, descartados por uma empresa que atua no presídio, em benefício da educação das crianças e adolescentes.

Ao todo, cinco mesas foram doadas, sendo duas grandes e três pequenas. “Este foi um projeto piloto e agora estamos vendo a possibilidade de estender a outras escolas do município, conforme a disponibilização de materiais”, informa o diretor do EPPar.

Mesas com jogos de tabuleiro confeccionadas em presídio reforçam ensino na rede pública de Paranaíba

A novidade irá reforçar o ensino dos mais de 900 alunos que estudam no local, segundo a diretora da escola, Magda Aparecida Chaves Souza Freitas. “As duas mesas maiores iremos disponibilizar nos pátios para serem utilizadas nos intervalos e durante as aulas de educação física, já as três menores, serão destinadas à educação infantil”, comenta a dirigente.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, a iniciativa é um exemplo das várias ações desenvolvidas no sistema prisional que contribuem diretamente para a sociedade. “Temos também reformas de escolas, produção de parques de pneus, confecção de brinquedos pedagógicos, entre outras iniciativas que unem ressocialização de apenados, por meio da ocupação produtiva, a benefícios diretos à educação”, ressalta, parabenizando também a equipe de Paranaíba pelo projeto .

A entrega oficial das mesas foi realizada este mês e contou com a participação da secretária Municipal de Educação, Simone Almeida da Silva, que agradeceu e parabenizou a iniciativa da unidade prisional.

Keila Oliveira, Agepen

Fonte: Governo MS