24.1 C
Ponta Porã
terça-feira, 30 de abril, 2024
InícioPonta PorãAtendimento à população de rua foi tema de debate na Câmara Municipal...

Atendimento à população de rua foi tema de debate na Câmara Municipal de Ponta Porã

A Câmara Municipal de Ponta Porã abriu espaço, na sessão ordinária de 24 de maio, para a Secretária Municipal der Assistência Social, Vera Lucia de Oliveira, abordar alguns aspectos relacionados ao trabalho desenvolvido pelas equipes da SAS no atendimento à população de rua.

A presença da Secretária que utilizou a Tribuna Livre serviu para esclarecer alguns pontos do trabalho, já que existe a sensação de que aumentou o número de pessoas morando nas ruas neste inverno.

Vera Lucia disse que existe o Centro POP que atua no acolhimento destas pessoas, que recebem no local todo tipo de atendimento como alimentação cuidados de higiene pessoal e cuidados com a saúde. Porém, no caso dos venezuelanos que ficam nos cruzamentos de vias que possuem semáforos, a situação é mais complexa uma vez que eles possuem até casa em duas regiões da cidade. “Estamos atentos à situação dos migrantes, em especial os venezuelanos. Há indícios de que existe até algumas pessoas por trás deles, o que chamamos de ‘coiotes’. Neste caso, a Assistência Social não resolve sozinha. É caso de polícia e estamos monitorando e acionando as autoridades policiais para as providências necessárias”, afirmou.

O Presidente da Câmara Municipal, Vanderlei Avelino, que para anuência dos demais colegas a abertura do quadro da Tribuna Livre, disse que se trata se um tema muito importante que preocupa a sociedade e, por isso, o Legislativo Municipal está atento e apoia o trabalho de atendimento desenvolvido pela secretaria Municipal de Assistência Social.

Durante a sessão, os parlamentares reforçaram o convite para que a população acompanhe e participe da Audiência Pública de Prestação de Contas do Poder Executivo, do Poder Legislativo e Previporã, marcada para o dia 30 de maio, às 8 horas e 30 minutos, no Plenário da Casa de Leis.