14 C
Ponta Porã
sábado, 18 de maio, 2024
InícioRegiãoDouradosLia Nogueira pede adequações urgentes no CSU Água Boa para atender alunos...

Lia Nogueira pede adequações urgentes no CSU Água Boa para atender alunos em Dourados

O pedido da deputada se deve ao fato de que os alunos precisarão utilizar a estrutura por pelo menos um ano até que a reforma da escola seja finalizada.

A estrutura da Escola Estadual Vilmar Vieira de Matos está passando por reforma e, por conta disso, os alunos foram remanejados para a quadra poliesportiva do CSU (Centro Social Urbano) do Jardim Água Boa, em Dourados. Frente a isso, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) solicitou ao governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Infraestrutura e Logística, adaptações na quadra poliesportiva, em caráter de urgência.

“São cerca de 1.500 alunos que estão estudando em estrutura improvisada, sem acústica, sem climatização adequada e sem acessibilidade, precisando, o quanto antes, da instalação de climatizadores, melhorias na acústica e rampas de acessibilidade na quadra poliesportiva. Com a abertura lateral superior da quadra, alunos e professoras estão expostos a ventanias, chuvas e poeiras, um extremo desconforto e prejuízo à qualidade de ensino”, apontou a deputada.

Lia Nogueira pontuou ainda que o local não possui rampas adequadas de acessibilidade e os alunos com deficiência enfrentam dificuldades para acessar a sala de aula. Ela destacou também que, de acordo com reclamações de pais, professores e alunos, o calor tem atrapalhado significativamente a qualidade do ensino.

“Em dias mais quentes os alunos não conseguem se concentrar e, para tentar amenizar o calor, alguns professores deslocam as turmas para locais mais frescos, como embaixo de árvores e calçadas”, detalhou a parlamentar.

O pedido da deputada se deve ao fato de que os alunos precisarão utilizar a estrutura por pelo menos um ano até que a reforma da escola seja finalizada.

“O governo ofereceu uma outra área na área central e com uma estrutura mais adequada para acomodar os estudantes, mas a própria comunidade escolar optou pelo CSU por conta da localização”, lembrou Lia Nogueira.