Rio de Janeiro/RJ. Nesta quinta-feira (8/5), a Polícia Federal realizou a extradição de uma cidadã dominicana de volta ao Brasil. Ela teve seu nome incluído na lista de Difusão Vermelha da Interpol após o descumprimento das condições da liberdade provisória, que lhe proibiam de se ausentar do país.
A mulher havia sido presa no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão), em outubro de 2023, enquanto tentava embarcar em um voo comercial com um passaporte colombiano falso.
Na época de sua prisão, uma equipe de policiais federais, em cooperação com a polícia colombiana no Centro de Cooperação Policial Internacional da Polícia Federal no Rio de Janeiro (CCPI), investigava o aumento do fluxo migratório ilegal de cidadãos dominicanos que utilizavam passaportes colombianos ideologicamente falsificados.
Após a audiência de custódia, a mulher teve sua liberdade concedida com a condição de permanecer na cidade à disposição da Justiça. No entanto, ela retornou ao seu país de origem, o que levou a 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro a solicitar sua extradição à Interpol.
Após os procedimentos de praxe, a mulher foi encaminhada ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected]
(21) 2203-4404
Fonte: Polícia Federal