A Caravana da Juventude chegou em Campo Grande (MS) na última sexta-feira (16), com uma intensa programação, que reuniu jovens, gestores de juventude, movimentos sociais e organizações de juventude e ativistas.
Trata-se da 6 ª etapa da caravana, que já passou por Fortaleza (CE), Macapá (AP), Salvador (BA), Marituba (PA), Bacabal (MA) e Curitiba (PR). A ação é realizada em parceria entre a Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência e o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).
A programação em Campo Grande incluiu, ao longo de todo o dia, a Feira de Políticas Públicas, ambiente de aproximação dos jovens participantes às políticas públicas do governo municipal, estadual e federal voltadas para a juventude.
Pela manhã foi realizada audiência pública e formação de gestores, com atividade auto-gestionada promovida pela SNJ, onde foram abordados programas como o Estação Juventude e ID Jovem, além do Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve). A programação da manhã contou ainda com intervenções culturais.
- Caravana da Juventude – Campo Grande (MS)- Foto: SNJ | SGPR
No período da tarde foi realizada cerimônia oficial e ato público pela mobilização para aprovação do Plano Nacional de Juventude. Os participantes tiveram também a oportunidade de conhecer o campus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e os equipamentos disponíveis para estudantes e comunidade.
Falando para uma plateia atenta, o secretário nacional de Juventude, Ronald dos Santos, abordou a importância da autonomia do jovem, como protagonista do próprio destino, uma visão que faz parte da concepção das políticas federais para o segmento. O secretário citou, entre os exemplos, os programas ID Jovem e Pé de Meia.
“Quando o governo federal oferece um auxílio como o Pé de Meia está entendendo que somos nós, os jovens, os protagonistas de nossas próprias vidas”, disse o secretário nacional.
Objetivos – A Caravana das Juventudes foi criada para celebrar os 20 anos da promulgação da lei nº 11.129 de 30 de junho de 2005, que instituiu o Programa Nacional de Inclusão de Jovens, Projovem e o Estatuto da Juventude.
A iniciativa também apresenta as Políticas Públicas de Juventude promovidas pelo Governo Federal como o Pé-de-Meia, a Sucessão Rural, o Pronaf Jovem e o Crédito Fundiário, o Juventude Negra Viva, o Pronasci Juventude, o ID Jovem entre outros.
Outro importante objetivo da Caravana é promover a mobilização pela criação do Plano Nacional de Juventude, determinado pelo Art. 227 da Constituição, bem como disseminar o Estatuto da Juventude, formando as juventudes sobre seus direitos e, por último, fortalecer o Sistema Nacional de Juventude.
Fonte: Secretaria-Geral