
Brasília, 01/07/2024 – Curso de inteligência financeira e recuperação de ativos, com a colaboração de Polícias Civis de 19 unidades da Federação, vai capacitar agentes da segurança pública no Centro Universitário Fametro, em Manaus (AM). Os 60 alunos desenvolverão a habilidade para identificar, localizar, gerir e destinar bens e valores apreendidos durante operações contra grupos criminosos.
De acordo com o diretor de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de segurança Pública (Senasp), Rodney da Silva, esse tipo de capacitação fortalece a cooperação, pois promove o compartilhamento do conhecimento. “Dessa maneira, conseguimos padronizar e aprimorar a qualificação de nossos profissionais e garantir uma atuação uniforme, eficaz e colaborativa em todo o território nacional”, enfatiza.
O Curso de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (Cira), começou na segunda-feira (30) e segue até sexta-feira (4). A cerimônia de abertura ocorreu no auditório da Polícia Civil do Amazonas, com a presença de representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas e da Polícia Civil do estado. Também participaram membros da Coordenação-Geral de Repressão à Corrupção, Crimes Financeiros e Lavagem de Dinheiro, da Polícia Federal. A corporação foi responsável pelo curso, em parceria com a Rede Nacional de Recuperação de Ativos (Recupera), coordenada pela Senasp.
A iniciativa é uma ação de articulação institucional para estabelecer um ambiente favorável e seguro para o compartilhamento de experiências, boas práticas e capacitação integrada. O objetivo é fortalecer as unidades de recuperação de ativos das Polícias Civil e Federal.
Atuação integrada
Com a participação de 60 alunos, o curso conta com policiais civis de 19 unidades da federação e representantes das 27 Superintendências Regionais da Polícia Federal, reunidos para aprofundar seus conhecimentos em investigação patrimonial, análise de inteligência financeira e aplicação de metodologias voltadas à recuperação de ativos de origem ilícita.
A capacitação tem como foco o fortalecimento técnico das unidades de recuperação de ativos, com capacitação voltada à identificação, apreensão, administração, alienação e destinação de bens, com base nas boas práticas nacionais e internacionais. A formação inclui ainda o uso de ferramentas de business intelligence e análise fiscal, abordando desde tipologias de lavagem de dinheiro até estudos de caso e modelos de atuação integrados.
O Cira é uma das principais ações estratégicas da Recupera, rede institucional criada para potencializar a atuação conjunta das Polícias Civis, da Polícia Federal e de demais órgãos na descapitalização das organizações criminosas. A proposta é consolidar um modelo nacional de enfrentamento patrimonial ao crime organizado, garantindo maior efetividade e impacto às investigações.
Além das atividades acadêmicas, os participantes contarão com estrutura de apoio, alojamento em rede conveniada e ampla programação logística e institucional.
Acesse mais informações sobre a Recupera.