O Ministério da Educação (MEC) esteve em Macapá para uma série de agendas com foco no fortalecimento da alfabetização infantil e da educação híbrida no ensino médio, nos dias 26 e 27 de junho. As atividades foram realizadas em parceria com o governo do Amapá e incluíram a inauguração de três Núcleos de Inovação da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH), o balanço das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e visitas técnicas a escolas estaduais em diferentes contextos sociais e geográficos.
Na quarta-feira, 26 de junho, o destaque foi a inauguração dos núcleos de inovação, estruturados com estúdios multimídia que vão apoiar a formação de professores e a produção de conteúdos pedagógicos. O investimento federal foi de R$ 1,8 milhão, com contrapartida estadual de R$ 240 mil. Para a coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves, os núcleos representam “pontes entre inovação e equidade”, com potencial para impactar positivamente estudantes de áreas urbanas e de escolas quilombolas e ribeirinhas.
No mesmo dia, o Museu Sacaca recebeu o evento de balanço do CNCA, reunindo gestores municipais e educadores de todo o estado. A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, reforçou a prioridade da alfabetização na política educacional: “Estarmos todos aqui reunidos mostra que reconhecemos o direito de cada criança do Amapá de estar alfabetizada ao final do 2º ano.”
O programa estadual Criança Alfabetizada – Escrevendo um Novo Tempo, alinhado ao CNCA, já alcança 100% dos municípios amapaenses, com 36 articuladores, 568 Cantinhos da Leitura e mais de 3 mil professores em formação.
A agenda do dia 26 também contou com a palestra “Educação Híbrida: trajetórias e perspectivas no estado do Amapá”, que apresentou ações da Política Nacional de Ensino Médio (PNAEM) e estratégias de formação docente. Na ocasião, o gerente da Secretaria de Estado da Educação do Governo do Amapá (SEED/AP), Alan Jesse, apontou caminhos para a aplicação da Educação Híbrida nas diferentes realidades escolares do estado.
Visitas – A comitiva do MEC também visitou a Escola Estadual Antônio Figueiredo da Silva, na comunidade ribeirinha de Torrão do Matapi. Já no dia 27, a agenda seguiu com visita técnica e pedagógica à Escola Araçary Corrêa Alves, na área urbana de Macapá. A escuta dos professores e o diálogo sobre os desafios da implementação do novo Ensino Médio foram centrais nas duas visitas. A coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves, destacou que “a visita e escuta aos professores é para demonstrar que o governo federal tem em seu olhar a importância da aproximação entre pares, além de estar envolto para tirar dúvidas ou orientar a Política Nacional de Ensino Médio nas escolas mais vulneráveis”.
As ações se encerraram na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), com a palestra “A Política Nacional de Ensino Médio”, que abordou desde a Portaria MEC nº 399/2023 até os programas em curso, como a especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (Gepem), os Cadernos de Itinerários Formativos e a formação de professores via plataforma Avamec.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
Fonte: Ministério da Educação