MJSP lança painel de dados e divulga relatório sobre tráfico de pessoas

Em 2025, a campanha do Coração Azul tem como tema O Tráfico de Pessoas é Crime Organizado — Acabe com a Exploração.

Brasília, 03/07/2025 – Para ampliar o acesso a informações qualificadas, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lança, nesta sexta-feira (4), o Painel de Dados e divulga o Relatório Nacional sobre Tráfico de Pessoas. Essas primeiras apresentações fazem parte de uma programação de ações previstas para este mês em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (30 de julho). O evento, que ocorrerá no Palácio da Justiça, em Brasília (DF), será transmitido pelo canal do MJSP no YouTube.

As iniciativas foram desenvolvidas pela Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), no âmbito do IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, lançado em julho de 2024. O monitoramento do plano conta com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas (UNODC), que estima 200 mil vítimas identificadas em todo o mundo, entre 2020 e 2023.

O painel é uma ferramenta interativa que reúne informações qualificadas sobre o enfrentamento ao crime no Brasil e busca ampliar a transparência e o acesso público aos dados sobre o tema. Já o relatório traz uma análise dos dados sistematizados ao longo de 2024. “A proposta é evidenciar tendências, lacunas e pontos de articulação institucional. É ter uma base mais qualificada para o planejamento e avaliação de políticas públicas”, afirma Marina.

Os dados foram fornecidos por diversos órgãos governamentais, como o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Saúde, a Defensoria Pública da União, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho. Também são consideradas informações de bases públicas oficiais, como o Disque 100, o Censo Suas e o DataJud.

A coordenadora-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Marina Bernardes, explica que o relatório e o painel não somam os dados entre instituições para evitar duplicidades. No Brasil, não há um sistema único, e uma mesma pessoa pode ser registrada por diferentes órgãos. Por isso, somar os números comprometeria a precisão do diagnóstico, evidenciando o desafio de consolidar dados integrados e confiáveis sobre o tráfico de pessoas.

Painel

Desenvolvido pela Coordenação-Geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes, o painel, que será atualizado anualmente, apresenta dados quantitativos organizados em quatro eixos temáticos:

– Canais de denúncia

– Proteção e assistência às vítimas no Brasil e no exterior

– Repressão

– Responsabilização

O objetivo é facilitar o acompanhamento das ações governamentais e subsidiar políticas públicas baseadas em evidências. Entre as informações já disponíveis, estão o número de investigações e operações policiais, registros de vítimas identificadas no exterior e indicadores sobre os atendimentos feitos.

Coração Azul

A campanha internacional de 2025 adota o Coração Azul como símbolo da luta contra o tráfico de pessoas. Ele representa a dor das vítimas e a frieza daqueles que se beneficiam desse crime. A iniciativa busca mobilizar governos, organizações e a sociedade civil para promover a conscientização.

Com o tema O Tráfico de Pessoas é Crime Organizado — Acabe com a Exploração, a campanha chama atenção para o crescimento global do crime, que movimenta redes transnacionais com fins de exploração sexual, trabalho forçado e coação para atividades ilícitas.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública