TJMS envia projeto de lei para criar 160 cargos efetivos

Divulgação

Um projeto de lei foi protocolado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) para que isso possa acontecer.

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) quer criar mais 160 cargos efetivos para contemplar, em parte, o concurso público em andamento. Um projeto de lei foi protocolado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) para que isso possa acontecer.

Segundo o texto do Projeto de Lei 170/2025, serão criados, na estrutura funcional do Judiciário, 150 cargos efetivos de Analista Judiciário, símbolo PJJU-1, e dez cargos efetivos de Técnico de Nível Superior, símbolo PJNS-1, na ocupação de enfermeiro e especialidade enfermagem.

Anexado ao texto, a justificativa do presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan, diz que a proposta com fundamento na insuficiência do atual quantitativo de cargos efetivos vagos, tem comprometido a capacidade de resposta da instituição frente à crescente demanda por serviços jurisdicionais e administrativos. “Tal situação impõe a necessidade de reposição e ampliação do quadro de servidores, de modo a assegurar a continuidade e a eficiência das atividades desenvolvidas pelo Poder Judiciário”, afirmou.

Ainda, mesmo com o concurso público em andamento para analista judiciário sendo para cadastro de reserva, é necessária a criação dos cargos para respaldar o certame. “Importa destacar, ainda, que a utilização efetiva dos cargos ora propostos está condicionada à existência de disponibilidade financeira e orçamentária, nos termos da legislação vigente, o que será devidamente observado, em consonância com os princípios da responsabilidade fiscal e da gestão eficiente dos recursos públicos”, frisou.

O projeto segue para a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e, caso receba parecer favorável, continua tramitando na Casa de Leis com análises e votações nas comissões de mérito e em sessões plenárias.

Fonte: Midiamax