Representando MS, e-visit@ Endemias conquista mais um prêmio nacional por inovação na saúde pública

Sistema da SES vence como melhor case no CIO Cerrado Public Connection 2025, reforçando o protagonismo de MS na transformação digital da saúde

O sistema e-visit@ Endemias, desenvolvido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), acaba de ser eleito o melhor case de sucesso no evento CIO Cerrado Public Connection 2025, realizado entre 25 e 29 de junho, em Pirenópolis (GO).

Representando MS, e-visit@ Endemias conquista mais um prêmio nacional por inovação na saúde públicaA premiação aconteceu em um dos maiores encontros de líderes de tecnologia do setor público no Brasil, reunindo 81 representantes de tecnologia de estados do Centro-Oeste e convidados de MG, em um ambiente voltado à troca de experiências, parcerias e inovação.

O evento contou com a inscrição de 30 projetos, dos quais apenas 8 foram selecionados para apresentação final. O e-visit@ se destacou pela transformação digital que vem promovendo na saúde pública e pelo uso eficiente da tecnologia na atuação de agentes de endemias. Na cerimônia de encerramento, em 28 de junho, o case foi anunciado como vencedor, consolidando-se como uma referência nacional no uso de soluções digitais aplicadas à gestão pública.

Segundo o coordenador de Tecnologia da Informação da SES, Marcos Espíndola, “o reconhecimento no CIO Cerrado demonstra a maturidade técnica do sistema e sua aderência às necessidades operacionais da vigilância em saúde. O e-VISITA foi concebido para garantir rastreabilidade, agilidade na coleta de dados e integração com os fluxos de decisão. O prêmio valida a arquitetura tecnológica adotada e reforça nosso compromisso com soluções escaláveis e que vem sendo replicadas em outros estados”.

Expansão e nova funcionalidade

A plataforma e-Visit@ Endemias, criada em 2018, é uma ferramenta de gestão sanitária que já cobre os 79 municípios do estado, envolvendo cerca de 2.000 agentes de campo, supervisores e coordenadores. Iniciativa custeada pelo governo estadual, ele une tecnologia e saúde pública para reduzir os impactos das doenças. Seu funcionamento é considerado pleno em MS tendo em vista que após a criação do sistema, o Governo do Estado investiu em tecnologia e entrega de smartphones e oferecimento de linhas de dados para garantir o acesso ao sistema.

Em setembro de 2020, a Plataforma e-visit@ Endemias conquistou o primeiro lugar na categoria Saúde no 1º Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central, que reúne sete estados consorciados. A premiação reconhece servidores que implementam projetos inovadores e bem-sucedidos, promovendo experiências de excelência.

A plataforma também conquistou o 1º lugar na modalidade Práticas Inovadoras de Sucesso, no XVII Prémio Sul-Mato-grossense de Inovação na Gestão Pública. De lá para cá, aprimorou os sistemas, cobriu a totalidade dos municípios de MS e extrapolou suas fronteiras.

A recente premiação reforça o impacto do e-visit@ em um momento chave de sua evolução. Em junho deste ano, o sistema ganhou uma nova funcionalidade lançada em Ponta Porã, que permite a agentes de combate a endemias registrar em tempo real focos do mosquito Aedes aegypti em locais públicos como praças e terrenos baldios. Os registros contam com foto, localização e descrição do ambiente, otimizando a resposta das autoridades.

O reconhecimento obtido no CIO Cerrado é mais um passo na consolidação do e-visit@ como uma solução inovadora de alcance nacional, reforçando o protagonismo de MS na modernização da gestão em saúde.

Danúbia Burema, Comunicação SES
Fotos: Divulgação

Fonte: Governo MS