
Com organização do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Gestão Municipal da Política de Assistência Social, foi aberta nesta quinta-feira, 10 de julho, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, evento que acontece no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez. Com o tema “20 anos do SUAS: Construção da proteção social e resistência”, o evento segue até esta sexta-feira (11), reunindo representantes do poder público, sociedade civil e profissionais da área.
A conferência tem como objetivo promover o diálogo e a construção coletiva de propostas que visem ao fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), por meio de debates, palestras e trabalhos em grupo. A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ana Lucia de Souza Palácio, destacou a importância do espaço democrático de participação social para avaliar e aprimorar as políticas públicas no município.
A abertura contou com a presença da secretária de Cidadania e Inclusão Social, Dilma da Silva, e da secretária adjunta, Angela Derzi, que reforçaram o compromisso da gestão do prefeito Eduardo Campos com a ampliação e qualificação dos serviços ofertados à população em situação de vulnerabilidade.

O ponto alto do primeiro dia foi a palestra da psicóloga Thais Ghisi Mehl, especialista em psicologia jurídica e coordenadora do Centro de Aprendizagem e Formação (CAF), que abordou temas como prevenção a violações de direitos e atuação em rede no atendimento a crianças e adolescentes.
A cerimônia também foi marcada por apresentações culturais que valorizaram a identidade fronteiriça. O Grupo de Dança “Fronteira Sem Fronteira”, do Serviço de Convivência Conviver, e a professora Luana Gutierrez, com apresentação de Dança Paraguaia, encantaram o público presente.
Durante a cerimônia de abertura da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social foi abrilhantada com apresentações culturais regionais. O Grupo de Dança “Fronteira Sem Fronteira” – do Serviço de Convivência Conviver – que como professora e coreógrafa Joelma Larson Veron Dias, com coordenação de Nicole Avelar, arrancou aplausos do público presente. Também teve apresentação de Dança Paraguaia, trabalho da professora de dança, Luana Gutierrez, da equipe ganhadora do prêmio Onça Pintada, em Campo Grande.
A programação segue nesta sexta-feira com debates e a sistematização das propostas que serão encaminhadas aos conselhos estadual e nacional de assistência social, contribuindo para a construção de políticas públicas mais justas e inclusivas.



