Conhecer o Ministério e a sua forma de funcionamento a partir do ponto de vista de quem faz a estrutura funcionar. Essa foi a dinâmica do encontro que reuniu representantes do Ministério do Esporte e um grupo dos novos servidores públicos aprovados no CPNU, o Concurso Público Nacional Unificado.
Na abertura do encontro Daniele Leopoldino, Coordenadora de Gestão da Secretaria Executiva, que conduziu o evento, tratou de dar o norte do que iria acontecer:
“Aqui, acreditamos que o esporte é capaz de mudar a vida das pessoas, fortalecendo o bem-estar físico e mental, sendo assim fator gerador de transformação social. Estamos unidos pela certeza de que o esporte é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento social, capaz de promover a inclusão e a integração de todos.”
Em seguida, um a um dos representantes das várias áreas do Ministério apresentaram aos novos servidores a características de suas áreas de atuação. Na fala de cada um dos líderes da equipe do MEsp foi possível traduzir a importância do trabalho técnico e o compromisso com as políticas públicas que norteiam a ação do Ministério do Esporte.
Fabíola Magalhães Andrade, uma das mais novas servidoras públicas, é paulista, professora e geógrafa. Ela destacou a importância da acolhida na chegada ao serviço público nesse formato: “Eu venho de 1050 km de distância, estou há 3 meses sem ver minha família. E me senti particularmente muito respeitada, acolhida. Foi realmente um abraço. A experiência foi completa de forma geral e certamente vai pesar na escolha final do meu local de trabalho.”
Eventos como este foram programados para apresentar aos novos servidores a máquina pública federal pelo lado de dentro. Uma forma prática de mostrar os valores e as responsabilidades de quem agora assume um posto de trabalho na estrutura pública brasileira.
Assessoria de Comunicação – MEsp
Fonte: Ministério do Esporte