MEC inicia especialização em gestão de escolas de ensino médio

Foto: Fábio Nakakura / MEC

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), inicia, na próxima quinta-feira, 31 de julho, o curso de especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (Gepem). A aula inaugural será realizada no Observatório da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (Rieh), localizado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió (AL). O evento ainda será transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, a partir das 14h (horário de Brasília). 

O curso é voltado para diretores e coordenadores pedagógicos que possuam formação em nível de graduação e estejam em efetiva atuação em escolas públicas de ensino médio, vinculadas às redes estaduais, distrital e municipais. O objetivo da especialização é formar as equipes de gestão das escolas públicas brasileiras que atendem ao ensino médio para atuação nas unidades educacionais e nas comunidades escolares, com ênfase na melhoria contínua da qualidade da oferta educativa e dos resultados educacionais.  

A aula inaugural será conduzida pelo presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), Luiz Fernandes Dourado. A mesa de abertura será formada pela secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, pela secretária de Educação de Alagoas, Roseane Vasconcelos, que representará o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); pelo diretor de Educação a Distância (EaD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Antônio Carlos Amorim; e pelo reitor e representantes da Ufal. 

Gepem – A construção do curso de especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio contou com amplo processo de escuta prévia junto às redes estaduais de ensino, envolvendo mais de 4.700 escolas em todas as unidades da federação. Os relatos de diretores e coordenadores pedagógicos sobre desafios e práticas de gestão contribuíram diretamente para a elaboração dos materiais.   

Além disso, a definição da oferta seguiu um estudo realizado pela Coordenação-Geral de Ensino Médio (Cogem) do MEC, que mapeou a demanda por formação nos territórios a partir da distribuição geográfica das escolas e do perfil de formação dos gestores. Esse levantamento orientou a distribuição das vagas por unidade da federação, de forma a garantir uma alocação mais efetiva e equitativa, priorizando os locais com maior concentração de escolas e menor índice de especialização das equipes gestoras.  

O curso tem desenho curricular inovador, com percursos diferenciados de aprofundamento, valorizando as autorias, a troca entre pares e os saberes dos territórios escolares. Os professores conteudistas do Gepem estão distribuídos nas cinco regiões do país e são vinculados a temáticas como juventudes, ensino médio, projetos de vida, justiça curricular, gestão educacional, dentre outros. Além disso, os profissionais desenvolveram materiais voltados à formação profissional em serviço na EaD.  

Atualmente há quatro editais abertos, para inscrição nas unidades federativas de Goiás, Amapá, Minas Gerais e Alagoas.  

Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da SEB 

Fonte: Ministério da Educação