O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) informa que a pesca da tainha (Mugil liza) alcançou 1.041,94 toneladas na modalidade de permissionamento de arrasto de praia, atingindo 80% da cota estabelecida para 2025.
No início da safra deste ano, o limite total de captura para essa modalidade de permissionamento era de 1.100 toneladas. No entanto, esse valor foi acrescido de parcelas não utilizadas da modalidade cerco/traineira, totalizando 1.250 toneladas para esta pesca.
Em 4 de julho, foi realizada a transferência de 100 toneladas, e em 16 de julho, outras 50 toneladas foram repassadas. A medida está prevista na Portaria Interministerial MPA/MMA nº 26 de 2025 e foi acordada no Grupo de Trabalho (GT) da Tainha, colegiado de caráter consultivo, responsável por conduzir as discussões sobre a temporada de pesca da espécie nas regiões Sudeste e Sul do Brasil.
De acordo com a portaria vigente, a atividade pesqueira nessa modalidade será encerrada após atingimento de 90% da cota, o que equivale a 1.125 toneladas. A medida leva em conta a gestão sustentável do recurso, considerando sua importância econômica, cultural e ecológica.
Os dados referentes à captura nas diferentes modalidades de permissionamento estão disponíveis no Painel de Monitoramento da Temporada, plataforma oficial do Governo Federal, onde é possível acompanhar em tempo real a evolução dos números.