
Finalizada a etapa para apresentação de recursos, o 1º Concurso de Reúso de Dados Abertos confirmou a admissibilidade das 57 inscrições aptas para a próxima etapa do desafio: o julgamento das propostas.
Conforme o edital, a Comissão Julgadora, constituída por três membros designados pela Controladoria-Geral da União (CGU), avaliará os projetos sob a ótica de seis critérios: apresentação; inovação; fomento à transparência e controle social; foco nas pessoas e impacto para a sociedade; utilização de duas ou mais fontes de dados abertos; uso de ferramentas tecnológicas e inclusividade.
Educação, cultura, saúde, habitação, mudanças climáticas, comércio, serviços, pesca e diversidade são alguns dos temas abordados nas quase 60 propostas admitidas. Os três projetos que apresentarem a maior pontuação serão os grandes vencedores do certame. Os projetos admitidos já estão disponíveis para livre acesso e uso na Galeria de Reúsos do Portal Brasileiro de Dados Abertos.
Confira a relação final das iniciativas admitidas:
A Construção de um Data Warehouse Utilizando os Indicadores Educacionais do Inep
Análise de Leitos Hospitalares e de UTI
Análise dos Dados do ENEM 2023 para Cursos Selecionados — Spark & Power BI
Bolsa Família e Cadastro Único no seu Município (PBF CAD)
CNES Visível: A chave para direitos, reembolsos e uma saúde segura!
Guia de Bolso ComunicAÇÃO Climática
Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID)
Índice de Dados Abertos para Cidades 2023 (ODI Cidades)
Índice pelo Futuro das Cidades
Monitora MDS: Transparência com Indicadores do PEI e PPA através do Réuso de Dados Abertos
O perfil de uso da Web nas eleições brasileiras
Observatório da Diversidade no Serviço Público
Observatório da Presença Negra no Serviço Público
Orçamento de Despesas do Governo Federal
Painel Complexos e Salas de Exibição
Painel BI – Fundos Constitucionais
Painel Cursos de Graduação e Especialização do Nordeste
Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos
Painel de Dados da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura
Painel de Produtoras Brasileiras Independentes e Classificação de Nível
Painel Geral de Monitoramento da Mineração de Mato Grosso
Perfil dos Municípios Cearenses
Perfis Profissionais para o futuro
Porta Aberta – Painel de Acessibilidade no Serviço Público
Vis Data (Visualizador de Dados de Programas Sociais)
Galeria de Reúsos do Portal Brasileiro de Dados Abertos
A Galeria de Reúsos é uma importante vitrine que demonstra o potencial dos dados abertos governamentais. Criada para divulgar e valorizar o empenho de quem desenvolve soluções com dados abertos, o espaço reúne aplicações, estudos, painéis, manuais, plataformas, serviços e outras iniciativas cadastradas por cidadãos, organizações públicas e privadas. Qualquer pessoa pode cadastrar um reúso, desde que informe ao menos um conjunto de dados disponível no Portal de Dados Abertos que tenha sido utilizado na solução exposta. A galeria promove o compartilhamento de experiências entre governo e sociedade civil, estimula novas criações e apresenta a diversidade de possibilidades que os dados abertos oferecem. As instruções para cadastramento de reúsos estão disponíveis em: https://dados.gov.br/dados/conteudo/saiba-como-publicar-um-reuso.
O Portal Brasileiro de Dados Abertos
O Portal Brasileiro de Dados Abertos é a ferramenta disponibilizada pelo Poder Executivo Federal para que todos possam encontrar e utilizar dados abertos governamentais das mais variadas formas e para as mais variadas finalidades.
Atualmente, a plataforma possui mais de 14.000 conjuntos de dados cadastrados e visa promover a interlocução entre atores da sociedade e do governo, gerando impactos positivos sob os pontos de vista social e econômico.
Cada órgão ou entidade é responsável pela catalogação e atualização de seus dados no Portal. Organizações externas ao Poder Executivo Federal, públicas ou privadas, também podem ofertar dados abertos no Portal por meio de adesão voluntária.
A plataforma não somente disponibiliza diversos recursos de busca e navegação e ambientes para debates relacionados às bases catalogadas, mas também permite a visualização de diversos inventários de dados de órgãos e entidades, possuindo ainda funcionalidades para interação direta entre cidadão e publicadores de dados e acesso a conteúdos relacionados a dados abertos. Além disso, possui um espaço de conteúdos formativos úteis, tais como: lives realizadas pela CGU, manuais, cartilhas de boas práticas, legislações relacionadas, notícias e uma seção exclusiva de soluções de reúsos dos dados do Portal.
Fonte: CGU
Fonte: Controladoria-Geral da União