Fala MDS: segundo episódio da série com o CNAS explica atuação dos conselhos nas políticas de assistência social

A edição do Fala MDS desta sexta-feira (1.08) traz o segundo episódio da série que aborda as ações do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) no âmbito da garantia do fortalecimento e da efetividade das políticas públicas no Brasil.

A entrevistada  é a professora e doutora em Ciência Política, Eleonora Cunha, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na conversa, ela detalha como conselhos e conferências que estão presentes na política de assistência social se relacionam com o controle social e com a democracia brasileira de uma maneira mais ampla. 

“O controle social é um processo em que a sociedade ou suas organizações acompanham, monitoram, avaliam tudo aquilo que o poder público realiza. E, se for o caso, quando encontram alguma irregularidade, algo que não acham que é adequado, podem tomar providências que acharem cabíveis, para que essa situação identificada seja corrigida”, explica.

Eleonora defende que, no regime democrático, a transparência é fundamental, porque ela permite que cidadãos conheçam, acompanhem e avaliem os governos, além de possibilitar que as pessoas interessadas obtenham informações.

“Transparência e comunicação andam juntas. No caso do Sistema Único de Assistência Social, os serviços e benefícios são ofertados pelo governo e, de forma complementar, por organizações da sociedade civil. Nesse sentido, gestores e entidades de assistência social devem manter informações atualizadas e divulgar de forma acessível quais serviços e benefícios oferecem”, finaliza.

O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às sextas-feiras, e está disponível nas plataformas SpotifyAmazonDeezerApple Podcasts e SoundCloud. O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.


Assessoria de Comunicação – MDS

 

 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome