O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoveu, ao longo do mês de julho de 2025, uma série de encontros de cocriação com estudantes dos anos finais do ensino fundamental com foco na construção coletiva de um curso sobre educação digital e midiática para as adolescências, desenvolvido em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A iniciativa foi articulada pelo Grupo de Trabalho de Educação Digital e Midiática para as Adolescências, instituído no âmbito do Comitê Nacional do Programa Escola das Adolescências (Conapea). De caráter consultivo, o grupo tem como objetivo subsidiar a formulação de estratégias que promovam uma relação mais consciente, crítica e equilibrada com as tecnologias digitais, especialmente entre adolescentes.
Os encontros de cocriação foram realizados nos dias 1o, 15 e 29 de julho, sempre em formato virtual. Participaram estudantes indicados por articuladores da Rede Nacional do Programa Escola das Adolescências (Renapea), representando os seguintes estados: Espírito Santo, Sergipe, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Tocantins, Pernambuco, Ceará e Distrito Federal.
Durante as atividades, os estudantes contribuíram ativamente para a definição dos temas, linguagens e metodologias do curso, compartilhando experiências e reflexões sobre o uso das mídias digitais, o papel das redes sociais e os desafios relacionados à desinformação, à exposição on-line e à cidadania digital.
O curso, desenvolvido com base nas contribuições dos estudantes, será disponibilizado em breve no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec) e será aberto a todos os estudantes dos anos finais do ensino fundamental. A oferta tem como objetivo ampliar o acesso à educação midiática e fortalecer o uso responsável, crítico e criativo das tecnologias no contexto escolar.
A proposta reforça o compromisso do MEC com o protagonismo estudantil e com a escuta qualificada dos sujeitos da política educacional, reconhecendo os adolescentes como agentes centrais na construção de soluções inovadoras para o cotidiano escolar.
Escola das Adolescências – O Programa Escola das Adolescências, instituído pela Portaria nº 635/2024, é uma estratégia do governo federal de apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental (do 6o ao 9o ano). Conjugando esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a iniciativa busca construir uma proposta para essa etapa de ensino que se conecte com as diversas formas de viver a adolescência no Brasil; promova um espaço acolhedor; e impulsione a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.
A política inclui a produção e a divulgação de guias temáticos sobre os anos finais do ensino fundamental, bem como incentivo financeiro a escolas priorizadas segundo critérios socioeconômicos e étnico-raciais. Além disso, encoraja maior conexão com as características dos anos finais, promovendo a construção de trajetórias de sucesso escolar. Suas estratégias se dividem em três eixos: governança; organização curricular e pedagógica; e desenvolvimento profissional.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação