A VLI, empresa de soluções logísticas que atua em ferrovias, portos e terminais, ampliou o calado dos berços do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), localizado na Baixada Santista. Essa melhoria eleva a capacidade do terminal para atracar embarcações de maior porte, resultando em recordes históricos recentes: navios com cargas de até 74 mil toneladas de açúcar para exportação e 72,6 mil toneladas de insumos para fertilizantes na importação.
Benefícios da dragagem no Tiplam
A dragagem foi realizada no canal de Piaçaguera e nos berços 2, 3 e 4 do Tiplam, elevando o calado máximo de 13,35 metros para 14,10 metros. Esse aumento possibilita um crescimento de aproximadamente 10% na capacidade de carga dos navios que operam no terminal. Além disso, o tempo de espera dos navios devido à variação da maré pode ser reduzido em mais de 60%, aumentando a disponibilidade dos berços e permitindo maior fluxo de atracações.
Estratégia da VLI para maior competitividade
Marcelo Cardoso, diretor de operações do Corredor Sudeste da VLI, destaca que a ampliação do calado reforça a missão da companhia de ser a opção mais ágil, segura e eficiente para o comércio internacional. “Com esta modernização, atrairemos embarcações maiores, oferecendo uma alternativa vantajosa para a distribuição de cargas no Complexo Portuário de Santos, trazendo ganhos significativos para os produtores e para a VLI”, afirma.
Importância do Tiplam para fertilizantes e açúcar
A VLI é líder nacional no transporte ferroviário de fertilizantes, movimentando mais de 90% da matéria-prima importada pelo Tiplam, como enxofre, rocha fosfáltica e amônia. Parte dessa carga é transportada por ferrovia até indústrias no Triângulo Mineiro, apoiando a cadeia produtiva regional do agronegócio. No mercado de açúcar, o Tiplam responde por 25% do volume exportado no porto de Santos, reafirmando sua relevância estratégica.
O Corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA)
O Tiplam é ponto crucial do Corredor Sudeste da FCA, um sistema logístico que abrange estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal. Além do Tiplam, o corredor conta com terminais integradores em Uberaba (MG) e Guará (SP), onde ocorre o transbordo da carga para o modal ferroviário. Essa estrutura oferece alta eficiência na movimentação de açúcar, grãos e fertilizantes.
Benefícios ambientais e regionais
Além da eficiência logística, o Tiplam contribui positivamente para a Baixada Santista ao transportar toda a carga de exportação via ferrovia, reduzindo o tráfego rodoviário e o impacto ambiental. O modal ferroviário emite até nove vezes menos CO₂ do que o rodoviário, colaborando para a melhoria da qualidade do ar e do trânsito na região.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio