Encontro realizado pelo MMA discutiu avanços no planejamento do Planaveg

Entre os dias 28 e 30 de julho, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) promoveu, em Brasília, o workshop que debateu os avanços no planejamento do sistema de monitoramento geoespacial do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg). O evento ocorreu no auditório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e reuniu cerca de 50 pessoas, entre representantes de instituições públicas, da sociedade civil organizada, da comunidade científica e de organismos internacionais.

Os participantes incluíram também integrantes da Câmara Consultiva Temática sobre Inteligência Espacial e Monitoramento da Comissão Nacional para a Recuperação da Vegetação Nativa (Conaveg), especialistas convidados e instituições-chave atuantes na agenda de restauração ecológica no país.

O workshop integra a Estratégia Transversal de Inteligência Espacial e Monitoramento da Recuperação da Vegetação Nativa, estabelecida no Planaveg, principal instrumento da Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Proveg), que qualifica o monitoramento da meta de recuperar 12 milhões de hectares até 2030.

O encontro teve como objetivo promover o intercâmbio técnico e consolidar a base conceitual e metodológica para o monitoramento nacional geoespacial, além de fortalecer a articulação com compromissos internacionais dos quais o Brasil é signatário, como a Meta 2 do Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal e a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na silha em inglês) no âmbito do Acordo de Paris.

A programação foi composta por sessões expositivas, mesas-redondas e grupos de trabalho técnico, com foco em decisões fundamentais relativas a parâmetros técnicos, critérios de elegibilidade, linha de base, seleção de sistemas e bases de dados, indicadores e periodicidade de monitoramento. Os debates também subsidiarão a construção de uma matriz técnica de decisões e a proposição de um modelo para o sistema nacional de monitoramento da recuperação da vegetação nativa.

A ação foi coordenada pelo Departamento de Florestas da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do MMA, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), por meio da iniciativa AIM4Nature, financiada pelo governo do Reino Unido, com o apoio da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e a The Nature Conservancy (TNC) Brasil.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima