Bogotá (CO) – Para trocar informações e experiências sobre políticas públicas integradas e estratégias de redução de riscos e de desastre, a Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, está em missão na Colômbia como parte da Cooperação Técnica Internacional firmada com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).
Nas cidades de Bogotá e Medellín, o secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, e a coordenadora de Articulação, Samia Sulaiman, participaram de reuniões, visitas técnicas e eventos em torno da agenda urbana para redução de riscos de desastres e melhoria de qualidade de vida nas periferias.
Para o secretário Guilherme Simões a troca de experiências fortalece e dá visibilidade às ações da Secretaria. “É preciso valorizar as experiências latino-americanas, especialmente da Colômbia, na redução da desigualdade com transformação urbana e soluções sustentáveis. Isso fortalece o caminho para ações nas nossas periferias e nos convoca a ampliar e dar visibilidade às inovações da Secretaria, com enfoque na participação social, políticas públicas integradas e soluções baseadas na natureza para que a agenda urbana seja um caminho para justiça social e climática.”
A missão começou em Bogotá em reunião técnica com a Secretaria Distrital del Hábitat, sobre o projeto integral de revitalização urbana desenvolvido por eles. A equipe visitou o bairro de San Cristóbal que está recebendo as intervenções do programa, que se desenvolve nos eixos transporte, espaço público, equipamentos sociais e construção de moradias.
- Visita de campo com a Secretaria de Habitação de Bogotá no bairro San Cristóbal. Crédito: Ministério das Cidades.
A segunda reunião técnica foi com o Ministério de Habitação, Cidade e Território que apresentou suas principais políticas confirmando o alinhamento da Secretaria Nacional de Periferias com as ações adotadas nos países para melhoria de vida nas periferias e redução de riscos.
A Unidade Nacional de Gestão de Risco de Desastre da Colômbia apresentou a inciativa de mapas comunitários para gestão de risco, com metodologia participativa como os Planos Comunitários de Redução de Risco e Adaptação Climática em desenvolvimento na Secretaria.
Medellín
Em Medellín, a comitiva conheceu as experiências de transformação urbana conectada com resiliência e sustentabilidade desenvolvidas pela EDU – Empresa de Desenvolvimento Urbano. Em visita de campo, a equipe foi ao Jardim Circunvalar de Medellín, projetado para proteção das áreas verdes, patrimônio arqueológico, áreas de lazer e educação ambiental, contenção da expansão urbana.
- No Jardim Circunvalar de Medellín com a Empresa de Desenvolvimento Urbano. Crédito: Ministério das Cidades.
Ainda na cidade, a equipe reuniu-se com lideranças comunitárias e representantes de organizações sociais e universidade para conhecer as problemáticas e soluções a partir das iniciativas comunitárias.
A coordenadora de Articulação da Secretaria, Samia Sulaiman, ressalta a relevância da agenda, “Para além das reuniões técnicas com entes nacionais, foi importante entender as estratégias locais, assim como dialogar com representantes que atuam diretamente nas comunidades para que tivéssemos uma visão e entendimento mais amplo dos desafios e oportunidades para uma governança multinível com participação social e justiça”, afirmou.
- Secretário Guilherme Simões e a coordenadora, Samia Sulaimam, com a ministra de Habitação, Cidade e Território. Crédito: Ministério das Cidades.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]
Fonte: Ministério das Cidades