A base está instalada em área anexa ao Hospital Indígena Porta da Esperança, na Aldeia Jaguapiru
O Governo Federal, juntamente com a Prefeitura de Dourados, inaugurará a primeira base do ‘Samu Indígena’ no município, uma iniciativa inédita no país, voltada ao atendimento de urgência e emergência em áreas indígenas. A cerimônia acontecerá em 9 de agosto.
A base está instalada em área anexa ao Hospital Indígena Porta da Esperança, na Aldeia Jaguapiru, administrado pela Missão Evangélica Caiuá. A localização foi escolhida estrategicamente para garantir agilidade no atendimento às aldeias Jaguapiru e Bororó, que juntas formam a maior reserva indígena urbana do país.
O novo serviço será integrado à Central de Regulação do Samu convencional e atenderá por meio do telefone 192. Conforme o coordenador regional do Samu, o médico Otávio Miguel Liston, a equipe atuará em regime de plantão, com 14 profissionais, entre motoristas, técnicos de enfermagem e enfermeiros, em contato direto com o médico regulador.
Todos os motoristas serão indígenas da própria comunidade, o que garantirá uma resposta mais rápida às ocorrências, dada a familiaridade com as rotas e particularidades das aldeias. A equipe de enfermagem também contará com profissionais indígenas.
O atendimento seguirá os mesmos protocolos do Samu convencional. Após a avaliação inicial (anamnese), a equipe definirá o destino mais adequado para o paciente, que poderá ser o Hospital da Missão, a UPA ou hospitais da cidade, conforme a gravidade do caso.
Fonte: Midiaax