Operação combate fraudes em benefícios previdenciários em Goiás

A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou, nesta quinta-feira (31), a Operação Reativação, com o objetivo de combater fraudes envolvendo irregularidades em recebimentos de benefícios previdenciários reativados indevidamente no estado de Goiás. Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência de um investigado, em Goiânia (GO), que teria recebido, em uma única conta bancária, o valor referente a pelo menos três desses benefícios.

As investigações tiveram início por meio de levantamento feito pela Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) e encaminhado à Polícia Federal, que apontava a reativação indevida de benefícios previdenciários, antes cessados ou suspensos, bem como o recebimento fraudulento de valores retroativos.

De acordo com a CGINP, o prejuízo estimado com base nos três benefícios analisados é de aproximadamente R$ 216 mil.

Há 25 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate eficaz a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.

Fonte: Ministério da Previdência Social