Luciana Santos abre Conferência Livre Temática sobre mulheres na ciência, tecnologia e inovação

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, abriu, nesta segunda-feira (11/08), em Brasília, a Conferência Livre Temática “Mulheres na Gestão e Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação”. O evento, promovido pelo MCTI, integra a etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) e reuniu, de forma híbrida, gestoras, pesquisadoras, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir políticas públicas voltadas à equidade de gênero no setor.

Durante a abertura, a ministra Luciana Santos destacou a importância de políticas públicas estruturantes para superar obstáculos como a sub-representação feminina em áreas estratégicas e cargos de liderança. “Somos maioria nas universidades, nas bolsas de iniciação científica, no mestrado e no doutorado. Mas essa presença ainda não se reflete nos cargos de liderança, nas bolsas de produtividade e nas áreas mais estratégicas, como tecnologia da informação, engenharia e ciências exatas”, explicou.

Luciana Santos lembrou que, em 40 anos de MCTI, é a primeira mulher a assumir a pasta, e citou iniciativas implementadas, desde 2023, para incentivar a presença feminina na ciência, como o edital “Meninas nas Exatas”, o programa “Futuras Cientistas” e ações afirmativas voltadas para pesquisadoras negras, indígenas e quilombolas. “O objetivo é claro: romper barreiras históricas e construir uma ciência mais inclusiva, diversa e representativa da sociedade brasileira”, enfatizou.

A chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MCTI, Elisângela Lizardo, reforçou que a conferência é parte de um esforço nacional de fortalecimento da democracia participativa. “Estamos, nessa gestão do governo Lula, retomando uma série de conferências, conselhos e fóruns, num processo de fortalecimento da democracia participativa. A conferência da mulher tem esse papel de ouvir a sociedade sobre a participação política e sobre uma série de assuntos que dizem respeito à condição de vida feminina”, afirmou.

A 5ª CNPM, que tem como tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas!”, busca ampliar a participação feminina em espaços de decisão, garantir políticas públicas inclusivas e combater desigualdades estruturais que afetam mulheres em diferentes contextos, com recorte interseccional. No campo da ciência, tecnologia e inovação, o objetivo é propor caminhos para ampliar a diversidade e a representatividade em todas as etapas da carreira científica e tecnológica. A Conferência Nacional será realizada em Brasília, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro deste ano.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação