A raça Holandesa terá presença expressiva na Expointer 2025, com um crescimento de 44% no número de animais inscritos em relação à edição anterior. Serão 206 exemplares na feira, ante 143 no evento passado, segundo dados da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando).
Mais expositores confirmam presença na feira
Além do aumento nos animais, o número de criadores participantes também subiu. Neste ano, 24 criadores de 20 municípios estarão presentes no Pavilhão do Gado Leiteiro, reforçando o interesse e o comprometimento do setor com o aprimoramento genético.
Entusiasmo dos produtores apesar das dificuldades
Para Marcos Tang, presidente da Gadolando, esses números refletem a determinação dos produtores em seguir investindo em genética de ponta, mesmo diante dos desafios enfrentados nos últimos cinco anos, como secas, enchentes e renegociações financeiras.
“Ver 24 criadores de 20 municípios inscritos, totalizando 206 animais, mostra que o produtor está presente na Expointer, mesmo em tempos difíceis. Ele entende que é preciso evoluir com sua genética”, afirma Tang.
Confiança e resiliência do setor leiteiro
Tang também agradece a confiança dos criadores e destaca a força do setor diante das adversidades. “Apesar de tudo estar nebuloso, o produtor de leite é forte, resiliente e sempre tem esperança”, comenta.
Detalhes sobre os animais inscritos
Do total de 206 animais previstos para a Expointer 2025, 174 são da variedade preta e branca, enquanto 32 pertencem à variedade vermelha e branca. Na edição anterior, 2024, a raça Holandesa contou com inscrições de exemplares de 17 expositores.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio