Veranico traz onda de calor, e temperatura pode ficar acima de 35°C em MS

Crédito: Valdenir Resende / Arquirvo / Correio do Estado

A temperatura aumenta a partir de quarta-feira (20) e segue até o dia 25 de agosto.


Após os primeiros dias do mês terem sido gelados, o primeiro veranico de agosto chega a Mato Grosso do Sul na próxima semana, com temperaturas máximas que podem atingir 5°C acima da média.

O fenômeno ocorre, como explica o Clima Tempo, em decorrência de um bloqueio atmosférico associado a um sistema de alta pressão, que mantém o tempo firme e ensolarado no Estado.

A passagem do ar polar que avançou pelo país começa a se afastar nos próximos dias, e o tempo seco se intensifica. O bloqueio atmosférico muda a direção dos ventos, que vinham das regiões Sul e Sudeste e estavam predominando na área.

O bloqueio favorece ventos quentes das direções Norte e Nordeste. A temperatura aumenta a partir de quarta-feira (20) e segue até o dia 25 de agosto.

Altas temperaturas

Segundo previsão do Clima Tempo, neste período o calor deve registrar temperaturas de 38°C a 40°C em quase todo o Centro-Oeste.

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) alerta para a baixa umidade do ar devido à falta de chuvas, que permanecerá com valores mínimos entre 8% e 20% em grande parte do Estado.

Entre esta sexta-feira (15) e a segunda-feira (18), as temperaturas terão elevação rápida ao longo do dia, especialmente nas tardes, quando as máximas podem atingir valores superiores a 35°C.

As temperaturas mínimas permanecerão amenas nas primeiras horas da manhã, variando entre 9°C e 11°C, sobretudo na metade sul do Estado.

Veranico traz onda de calor, e temperatura pode ficar acima de 35°C em MS
Crédito: Clima Tempo


Cuidados

A falta de chuva por vários dias consecutivos e o aumento das temperaturas vão deixar o tempo ainda mais seco do que já está, o que agrava o risco de doenças respiratórias.

Por isso, é importante manter a atenção para a hidratação, porque a umidade relativa do ar continua abaixo do ideal. O nível recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é em torno de 60%.

Algumas recomendações para enfrentar o tempo extremamente seco:
Evitar atividades físicas nas horas mais quentes e secas do dia.
Beber bastante líquido.
Umidificar os ambientes.
Redobrar a atenção quanto ao uso de fogo e ao descarte de materiais que possam provocar incêndios.
Saiba:  Veranico é um período mais prolongado de estiagem e temperaturas elevadas. Esse padrão típico de outono é caracterizado por vários dias consecutivos com ausência de chuva, céu aberto e temperaturas máximas acima da média, mesmo em pleno mês de maio.

Fonte: Correiodoestado/Colaborou Glaucea Vaccari