Mapa sedia exposição com o tema “Amendoim: Orgulho Nacional e Qualidade Certificada”

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) está sediando a exposição “Amendoim: Orgulho Nacional e Qualidade Certificada” promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). A exibição integra a 3ª Semana Brasileira do Amendoim cuja solenidade de abertura ocorreu nesta quarta-feira (10) na sede do Mapa, em Brasília-DF.

A Semana Brasileira do Amendoim é uma iniciativa realizada pela Abicab em comemoração ao Dia Nacional do Amendoim, celebrado no próximo sábado (13) e visa destacar e fortalecer a relevância da cadeia produtiva do amendoim brasileiro desde os produtores rurais até indústria. A exposição no Mapa faz menção ao Programa Pró-Amendoim, que foi instituído em 2001 para promover a segurança do alimento dos produtos à base da leguminosa.

Presente na cerimônia, o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, destacou que a exposição no Mapa é um reconhecimento da importância da cadeia produtiva para a Pasta. “Nós temos muito orgulho de sermos parte do sucesso. A gente tem que continuar reiterando e sempre lembrando como a cadeia do amendoim cresce vigorosamente ano após ano em produção, qualidade e reconhecimento. Mais do que autopromoção, é ser reconhecido internacionalmente pelo trabalho”, evidenciou.

Segundo dados da Abicab, o Brasil é o 13º maior produtor de amendoim in natura do mundo. De janeiro a julho deste ano, as exportações já ultrapassaram mais de US$ 354,6 milhões e mais de 251,4 mil toneladas foram exportadas.

O presidente da Abicab, Jaime Recena, salientou o trabalho realizado pela Associação para aumentar a visibilidade da cadeia produtiva do amendoim no Brasil e mundo à fora. “A gente vive um momento em que as pastas de amendoim tão ganhando muito espaço na culinária e nas receitas do dia a dia, e o que a gente deseja é isso, que as pessoas possam consumir cada vez mais e consumir um amendoim de qualidade, um amendoim seguro”, disse.

Além disso, ressaltou a importância do Programa Pró-Amendoim que garante ao consumidor um produto com os níveis de aflatoxinas recomendado por meio de monitoramentos laboratoriais, auditorias e ações de boas práticas que evidencie que o amendoim brasileiro está entre os mais seguros do mundo.

Participaram ainda da solenidade, o secretário de Política Agrícola, Guilherme Campos; o embaixador e diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Alez Giacomelli; o diretor da Associação dos Produtores, Beneficiadores, Exportadores e Industrializadores de Amendoim do Brasil (Abex-BR), Rafael Ciceri; o presidente da Câmara Setorial do Amendoim, José Rossato; prefeitos municipais e representantes políticos.

Informação à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária