Essa formação reuniu fiscais da AGEMS, Bombeiros e Policiais Militares do Mato Grosso do Sul e do Estado do Tocantins, e Fiscais da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestre)
Foi realizada na última sexta feira dia 05, a formatura de 46 servidores públicos no Curso de Capacitação na Fiscalização do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos, com carga horária de 250 horas entre teoria e prática, preparando assim, os servidores para atuar com técnica, segurança e responsabilidade.


Essa formação inédita se destaca pela a abrangência, onde reuniu fiscais da AGEMS (Agência de Regulação de Serviços Públicos do MS), Bombeiros e Policiais Militares do Mato Grosso do Sul e do Estado do Tocantins, e Fiscais da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestre); e que só foi possível através do empenho da AGEMS em firmar parcerias com a Fundação Escola de Governo do MS e com o CEATT (Centro de Estudos Avançados e Treinamento / Trânsito). Demonstrando o olhar estratégico da AGEMS antecipando os desafios da Rota Bioceânica, preparando o Estado para um novo cenário logístico.


O corpo de instrutores do CEATT, composto pelos Policiais: 2° Ten PM Paulo dos Santos, Sub Ten PM Carlos Alberto de Araújo Carvalho, 1°Sgt PM Ednaldo Rodrigues Alves dos Santos, Cb PM José Vagner Resende Nascimento, Cb PM Rodrigo Vilela Cintra e Cb PM Fabiano Oliveira Rossi; todos Policiais Militares do Estado de São Paulo e altamente qualificados. “É um conteúdo que não trata só de autuação, mas vai à parte técnica, onde fornece a segurança ao agente, ao condutor em si e a toda a sociedade”, explica o coordenador da instrução, Ten. Paulo Santos.
“Estamos preparando nossas equipes para lidar com situações de alto risco, qualificando agentes de diferentes órgãos para agir com segurança, técnica e responsabilidade. Quem ganha com isso é a população, que terá estradas mais seguras e fiscalização mais eficaz”, afirma o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.

A diretora de Transportes, Caroline Tomanquevez, explica que a capacitação é estratégica, no cenário atual em que a Agência fortalece a atuação em todas as modalidades de transporte rodoviário, alcançando as linhas interestaduais e internacionais de passageiros e as cargas perigosas. “Estamos preparando nossas equipes para agir com segurança diante de situações de alto risco. Isso garante estradas mais seguras e fiscalização mais eficiente, beneficiando toda a população que circula pelo nosso estado, seja no transporte público ou particular”, pontua a diretora.

Fiscal da AGEMS, lotada em Ponta Porã Cicera Mairins destaca que a fiscalização do transporte rodoviário de produtos perigosos é uma atividade essencial para garantir a segurança pública, a preservação do meio ambiente e a integridade da infraestrutura viária. Esses produtos, como combustíveis, gases tóxicos, explosivos e corrosivos, apresentam riscos significativos em caso de acidentes ou manuseio inadequado.


“O conhecimento técnico atualizado permite uma atuação mais eficiente, reduzindo o número de acidentes, minimizando impactos ambientais e protegendo vidas”, explica.



