Ponta Porã conquista destaque na 3ª etapa do Campeonato Estadual de Xadrez Escolar

A equipe de Xadrez de Ponta Porã, com apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, participou do Festival da Criança 2025

A equipe de Ponta Porã, com apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, participou do Festival da Criança 2025, que sediou a 3ª etapa do Campeonato Estadual de Xadrez Escolar de Mato Grosso do Sul. A competição aconteceu no sábado, dia 1º de novembro, a partir das 10h, na praça central do Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande.

O evento, promovido pela Federação Sul-Mato-Grossense de Xadrez (FESMAX), foi organizado pela Liga Sul-Mato-Grossense de Xadrez Escolar, com apoio da Fundação de Esportes de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). A principal categoria da etapa foi a Sub-14, reunindo os melhores enxadristas do Estado — uma categoria em que Mato Grosso do Sul conta com quatro representantes entre os dez melhores do Brasil.

Entre os destaques, Guilherme Roeder, aluno da Escola Geni Marques Magalhães, sagrou-se campeão do ano de 2025 na categoria Sub-14, garantindo vaga na final do Estadual Absoluto, principal torneio do calendário.

Ponta Porã conquista destaque na 3ª etapa do Campeonato Estadual de Xadrez Escolar
Guilherme Roeder, aluno da Escola Geni Marques Magalhães, sagrou-se campeão do ano de 2025 na categoria Sub-14

Geovana Dávalos Batista, da Escola Topo Gigio, empatou em pontos com o campeão brasileiro da categoria, de Maracaju, ficando com o 2º lugar geral pelo critério de desempate.

Ponta Porã conquista destaque na 3ª etapa do Campeonato Estadual de Xadrez Escolar
Geovana Dávalos Batista, da Escola Topo Gigio, empatou em pontos com o campeão brasileiro da categoria e ficou como vice-campeã

Outros resultados expressivos também vieram nas categorias de base:

– Benjamin Ferreira, da Escola Estadual Mendes Gonçalves, ficou em 3º lugar geral no Sub-10;

– Rafael Insaurralde, da Topo Gigio, foi 3º na etapa e 4º no ranking anual da Sub-12;

– Lúcio Assan, também de Ponta Porã, conquistou o 5º lugar do ano na mesma categoria;

– E Vivian Fernández, da Topo Gigio, foi vice-campeã no Sub-12 feminino.

O técnico Inácio Roeder, do Clube de Xadrez de Ponta Porã, comemorou o retorno histórico do município à elite do xadrez estadual. “Depois de 28 anos, estamos de volta a uma final do Absoluto, com dois representantes: Antoine Mezher e Guilherme Roeder”, destacou.

Ele também ressaltou a importância do apoio institucional. “Quero agradecer ao prefeito Eduardo Campos e ao secretário Ricardo Torraca, que contribuíram muito com o apoio do município. Sem esse suporte, muitas crianças não teriam condições de participar da competição em Campo Grande”, concluiu.

Ponta Porã conquista destaque na 3ª etapa do Campeonato Estadual de Xadrez Escolar
Ponta Porã foi campeão da categoria Sub-14 e garantiu vaga na final do Estadual Absoluto, principal torneio do calendário