A inteligência de dados pode impactar diretamente a sua marca, ao possibilitar uma maior compreensão do cliente, otimizar as estratégias de marketing e, posteriormente, aprimorar a tomada de decisões, garantindo um melhor retorno financeiro e lealdade dos clientes.
Em um mercado eletrônico cada vez mais crescente, empresas de variados portes e segmentos investem cada vez mais no marketing digital, e a inteligência de dados desempenha um papel fundamental. Descubra como ela pode impactar a sua marca!
O que é inteligência de dados aplicada ao e-commerce
Inteligência de dados aplicada ao comércio eletrônico é o processo de coletar, analisar e interpretar grandes volumes de dados dos consumidores, operações e mercados para gerar insights que podem guiar na tomada de decisões, estratégias e otimizar a experiência de compra. O processo funciona por meio de algumas estampas importantes:
- Coleta de dados;
- Processamento e análise;
- Geração de insights;
- Tomada de decisão.
As informações valiosas para negócios que podem ser extraídas por meio do uso de dados incluem preferências dos clientes, padrões de comportamento, correlações e tendências de mercado.
Cases e métricas sobre uso inteligência de dados
O uso da inteligência de dados, é amplamente utilizada por empresas e marcas de variados portes por meio do Big Data e apoio da Inteligência Artificial (IA), que gera resultados significativos em diferentes setores, com cases de sucesso e métricas específicas que contribuem ativamente para medir o impacto dos negócios:
- Nike: costuma monitorar o comportamento esportivo dos consumidores através de dispositivos vestíveis (wearables) e tecnologias integradas;
- Amazon: conta com um banco de dados amplo com diversas informações sobre histórico de pesquisas, nomes e comportamento dos consumidores;
- Netflix: possui uma série de dados e análises sobre comportamentos e hábitos dos clientes ao redor do mundo.
Em geral, empresas, marcas e streamings costumam utilizar big data para recomendar conteúdos, produtos e outros com base nas preferências dos usuários, resultando em um maior sucesso de vendas ou inscrições.
Ferramentas da Etag Digital para coleta e análise
A Etag Digital oferece soluções próprias baseadas em inteligência de dados para maximizar a conversão de vendas no e-commerce. Com auxílio da Etag Digital, é possível aumentar a conversão do seu site por meio de recomendações estratégicas de produtos, e-mails automáticos para atrair visitantes e monitorar carrinhos abandonados.
Taigmail é uma solução que capta e-mail do usuário em tempo real de maneira inteligente para construir campanhas de recuperação de carrinhos abandonados, visto que 78% dos visitantes de um site costumam abandonar os carrinhos de compra. A solução é voltada para pequenos e grandes negócios que visam o aumento de vendas no site.
Dicas práticas para começar do zero
Para começar do zero na inteligência de dados, é essencial compreender os conceitos básicos dos dados, familiarizando-se com o ciclo da coleta de dados, coleta, organização, visualização e análise. Outros pontos importantes são:
- Desenvolvimento de habilidades técnicas;
- Criação de um portfólio de projetos;
- Networking e aprendizado contínuo.
Cada etapa é indispensável para o uso de inteligência de dados de forma correta. Dessa maneira, é possível construir uma base sólida para atuar de forma estratégica e analítica, aumentando o volume de vendas do seu negócio.
Recomendações de leitura no blog da Etag Digital
Se você deseja se aprofundar mais no universo da inteligência de dados e descobrir como aplicar esses conceitos na prática, confira o conteúdo do blog da Etag Digital, onde encontrará artigos com dicas, marketing digital e tendências de mercado. Acesse o blog e aprenda com quem entende do assunto!


