O governo do Brasil anuncia, nesta sexta-feira (21/11), os projetos selecionados pelo Restaura Amazônia, iniciativa voltada à restauração ecológica e ao fortalecimento das cadeias produtivas, na Zona Verde da COP30.
A ação integra a estratégia nacional de recuperação ambiental da região do Arco da Restauração, com recursos do Fundo Amazônia, gerido pelo BNDES, sob coordenação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). O Restaura Amazônia em Terras Indígenas tem a parceria do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
O anúncio apresentará 19 projetos selecionados, que somam R$ 123,6 milhões em apoio e abrangem 3.380 hectares distribuídos em 26 Terras Indígenas, distribuídas pelos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Pará e Maranhão. As propostas contemplam ações como implantação de sistemas agroflorestais, restauração ecológica, fortalecimento das organizações indígenas, manejo sustentável e apoio ao desenvolvimento da cadeia produtiva da restauração florestal. O Restaura Amazônia conta com R$ 450 milhões do Fundo Amazônia e representa um dos maiores esforços de restauração ecológica já realizados no país.
O apoio direto às comunidades envolve a atuação de organizações indígenas e instituições parceiras selecionadas nas três macrorregiões da Amazônia Legal, beneficiando povos indígenas com melhorias ambientais, geração de renda, fortalecimento territorial, segurança alimentar e ampliação da capacidade local de produção e gestão.
Participam:
– Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara;
– Presidenta da Funai, Joênia Wapichana;
– Secretária Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável (SNPCT) do MMA, Edel Moraes; e
– Superintendente de Meio Ambiente do BNDES, Nabil Kadri.
SERVIÇO:
Brasil anuncia resultado de projetos do Restaura Amazônia para Povos Indígenas
🗓️ Data: Sexta-feira, 21 de novembro
⏰ Horário: 13h (Horário de Brasília)
🟩 Local: Zona Verde, Pavilhão do Círculo dos Povos
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA


