Neymar brilha, marca hat-trick e garante vitória crucial do Santos na luta contra o Z4

O Santos deu um passo gigante rumo à permanência na elite do Campeonato Brasileiro ao vencer o Juventude por 3 a 0, nesta quarta-feira, no Estádio Alfredo Jaconi. O grande herói da noite foi o camisa 10, Neymar, que marcou os três gols da equipe paulista, todos no segundo tempo, em uma atuação memorável pela 37ª rodada da competição.

Neymar, que entrou em campo no sacrifício devido a dores no joelho esquerdo, superou as expectativas e alcançou seu primeiro hat-trick desde o retorno ao Alvinegro Praiano, provando ser decisivo no momento mais delicado da temporada santista.

Alívio na tabela para o Peixe

Com a importante vitória, o Santos saltou para a 14ª colocação, acumulando 44 pontos. O resultado abre uma vantagem de dois pontos sobre o Vitória, que atualmente encabeça a zona de rebaixamento. O cenário foi ainda mais favorável ao Peixe devido às derrotas de concorrentes diretos: o Vitória foi goleado por 4 a 0 pelo Red Bull Bragantino, e o Internacional perdeu por 3 a 0 para o São Paulo.

Do outro lado, o Juventude, já com seu rebaixamento confirmado, permanece na 19ª posição, com 34 pontos, e não conseguiu evitar a derrota diante de sua torcida.

O Jogo

O primeiro tempo no Alfredo Jaconi foi marcado por poucas emoções. O Santos até começou levando perigo, com um forte chute de Guilherme nos primeiros minutos que exigiu boa defesa de Jandrei. No entanto, a equipe paulista encontrou dificuldades para manter a agressividade. O Juventude, mesmo rebaixado, tentou assumir o controle da partida e chegou a balançar as redes com Taliari aos 27 minutos, mas o gol foi corretamente anulado por impedimento.

A volta do intervalo trouxe um Santos com outra postura. Mais incisivo, o time de Dorival Júnior viu Neymar assumir o protagonismo. Aos 10 minutos da etapa final, em uma bela jogada coletiva, Neymar tabelou com Guilherme e, de frente para o gol, encheu o pé para abrir o placar, levando alívio ao banco santista.

O craque não demorou a ampliar. Aos 19 minutos, Igor Vinícius puxou um contra-ataque e serviu o camisa 10, que finalizou com precisão na saída de Jandrei para fazer o segundo gol. Cinco minutos depois, a vitória se transformou em goleada quando Lautaro Díaz sofreu um pênalti. Na cobrança, Neymar converteu e selou seu hat-trick, garantindo os três pontos fundamentais para o Santos na reta final do Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA
                                                                   Juventude 0 X 3 Santos
Competição Campeonato Brasileiro (37ª rodada)
Local Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data 03 de dezembro de 2025 (quarta-feira)
Horário 19h30 (de Brasília)
Gols
  • Neymar, aos 10′ do 2ºT (Santos)
  • Neymar, aos 19′ do 2ºT (Santos)
  • Neymar, aos 27′ do 2ºT (Santos)
Cartões Amarelos Rodrigo Sam (Juventude); Souza, Zé Rafael (Santos)
Cartões Vermelhos Nenhum
Arbitragem
  • Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
  • Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Daniella Coutinho Pinto (BA)
  • VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Escalação Juventude
  • Time: Jandrei; Luan Freitas (Giovanny), Rodrigo Sam e Marcos Paulo; Igor Formiga, Jadson, Daniel Peixoto (Ênio), Mandaca, Nenê (Rafael Bilu) e Marcelo Hermes; Taliari.
Escalação Santos
  • Time: Gabriel Brazão; Igor Vinicius (Mayke), Adonis Frías, Zé Ivaldo e Souza; Willian Arão, João Schmidt e Neymar (Thaciano); Barreal (Rollheiser), Lautaro Díaz (Zé Rafael) e Guilherme.

Fonte: Esportes