21.6 C
Ponta Porã
quinta-feira, 22 de outubro, 2026

Esporte na Presidência: entenda as propostas de Lula e Flávio Bolsonaro

O esporte como ferramenta de política pública figura nos planos de governo dos dois candidatos que disputam o segundo turno da Presidência da República. Ambos os planos destacam a conexão entre esporte e educação, mas divergem significativamente em relação a infraestrutura e abordagem ao esporte feminino.

Flávio Bolsonaro (PL) restringe a menção ao esporte feminino à exclusão de atletas transexuais. Essa posição contrasta com a proximidade da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, que ocorrerá pela primeira vez na América do Sul, com o Brasil como sede.

O plano de Bolsonaro também omite o programa Bolsa Atleta, que em 2026 registrou recorde de contemplados, com 11 mil atletas beneficiados. A proposta do candidato do PL foca no aprimoramento de bolsas esportivas para atletas de elite, em colaboração com o setor privado.

Em contrapartida, o programa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propõe a ampliação de políticas existentes, incluindo o Plano Nacional do Esporte (PNEsporte) e obras de infraestrutura através do Novo PAC. A candidatura de Lula também enfatiza o reconhecimento do esporte como elemento cultural e seu potencial econômico e turístico.

No programa petista, as mulheres são apresentadas como protagonistas, com especial atenção à realização da Copa do Mundo de Futebol Feminino. O plano prevê investimentos para o sucesso do evento em oito capitais brasileiras, visando também seu potencial turístico.

Cidadania e Esporte: Visões Distintas

Embora ambos os candidatos associem esporte à cidadania, suas abordagens divergem. Flávio Bolsonaro foca na relação entre esporte, educação e segurança para jovens, vendo o esporte como um meio para atingir esses objetivos. Seu plano de governo afirma que o esporte