Ponta Porã: Parlim encerra ano legislativo com sessão marcada por pauta cheia e integração fronteiriça

Parlim cumpriu extensa agenda de trabalho na última sessão ordinária de 2025

Os vereadores assinaram termo de cooperação com a Universidade Latino-Americana (UNILA), sediada em Foz do Iguaçu e que proporcionará em Ponta Porã o curso técnico de agente diplomático

O Parlamento Internacional Municipal (Parlim) realizou, nesta quarta-feira, 10 de dezembro, a última sessão ordinária de 2025 no plenário da Câmara Municipal de Ponta Porã.

O encontro reuniu vereadores da cidade sul-mato- grossense e concejales de Pedro Juan Caballero, reforçando mais uma vez o caráter integrador da instituição na região de fronteira.

A sessão foi conduzida pelo presidente da Câmara de Ponta Porã, vereador Agnaldo Pereira Lima, que também presidiu a Mesa Diretora do Parlim ao lado da presidente da Junta Municipal de Pedro Juan Caballero, concejal Lourdes Amarilha.

Com pauta cheia, os parlamentares debateram projetos, encaminhamentos e avaliações finais sobre o desempenho do órgão ao longo do ano.

Os vereadores assinaram termo de cooperação com a Universidade Latino-Americana (UNILA), sediada em Foz do Iguaçu e que proporcionará em Ponta Porã o curso técnico de agente diplomático.

Ponta Porã: Parlim encerra ano legislativo com sessão marcada por pauta cheia e integração fronteiriça
Vereador Adriano Richter (ao centro), de Guaíra (PR) participou da sessão; aqui entre os presidentes Agnaldo e Lourdes Amarilha

O encontro contou ainda com a presença do vereador Adriano Richter, de Guaíra (PR), que participou da sessão para conhecer de perto o funcionamento do Parlamento Internacional.

O objetivo, segundo ele, é levar o modelo de integração para o município paranaense, localizado na divisa com Mundo Novo (MS) e próximo a Salto de Guaíra, no lado paraguaio da fronteira.

Durante seus pronunciamentos, vereadores de Ponta Porã e concejales de Pedro Juan Caballero destacaram o papel relevante do Parlim ao longo de 2025.

Eles ressaltaram a agenda intensa de trabalho, marcada por ações conjuntas, viagens e articulações voltadas ao desenvolvimento socioeconômico da região fronteiriça.

Agnaldo Pereira Lima enfatizou que o ano foi “altamente produtivo”, com avanços em diversos setores e fortalecimento do diálogo binacional.

Segundo ele, 2026 deve iniciar com uma programação extensa, contendo novos projetos e encaminhamentos que visam dar continuidade ao desenvolvimento integrado entre as duas cidades.

Ao final, os parlamentares reforçaram o compromisso de manter o ritmo de trabalho e ampliar a atuação conjunta, reforçando o papel do Parlim como instrumento de cooperação política entre Brasil e Paraguai.

Fonte: Câmara Municipal de Ponta Porã