Indígenas fecham anel viário em Dourados em protesto contra o marco temporal

Foto: Sidnei Bronka, Ligado na Notícia

A interdição, na tarde desta quinta-feira (11), ocorre em protesto por demarcação de terras.

Um grupo de indígenas fechou o trecho do anel viário que liga rodovias federal e estadual em Dourados – cidade no sul do Estado. A interdição, na tarde desta quinta-feira (11), ocorre em protesto por demarcação de terras.

Conforme o site local, Ligado na Notícia, o grupo interditou a área utilizando pedações de madeira, bambu, pedras e pneus. O trecho está completamente interditado e a orientação é que motoristas utilizem rotas alternativas.

Equipe da PMRv (Polícia Militar Rodoviária) está no local e monitora a situação. Até o momento não há informações sobre negociações ou previsão de liberação da via.

Marco Temporal

O Marco Temporal determina que indígenas só podem reivindicar a demarcação de terras que eram ocupadas pelos povos originários no momento da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988.

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou nesta quinta-feira (11) a fase de sustentações das partes envolvidas em quatro processos que tratam do marco temporal para demarcação de terras indígenas.

Com o encerramento, a fase de votação dos ministros ficará para 2026, em uma data que ainda será definida.

A partir do próximo dia 20 de dezembro, a Corte vai entrar no período de recesso e retomará os trabalhos em fevereiro do ano que vem.

Fonte: Midiamax