Em uma noite chuvosa no Morumbis, o São Paulo conquistou sua primeira vitória no Campeonato Paulista de 2026 ao derrotar o São Bernardo por 1 a 0, em partida válida pela segunda rodada. O gol salvador veio dos pés de Luciano, que saiu do banco de reservas para aliviar a pressão e marcar um belíssimo tento no segundo tempo. Contudo, a atmosfera festiva foi ofuscada por intensos protestos da torcida contra o presidente Julio Casares, que enfrentará uma votação crucial de impeachment no Conselho Deliberativo nesta sexta-feira.
O triunfo trouxe um sopro de alívio para o Tricolor, que vinha de uma dura derrota na estreia do Paulistão. Com os primeiros três pontos somados, o São Paulo ascendeu para a décima posição na tabela. O São Bernardo, apesar do revés, mantém-se na quinta colocação com os mesmos três pontos, devido aos critérios de desempate.
O Jogo
O primeiro tempo foi marcado por tentativas de ambos os lados. Aos 11 minutos, Echaporã, do São Bernardo, arriscou um chute que passou muito perto do travessão. Pouco depois, aos 17, o São Paulo respondeu com uma jogada perigosa: Wendell cruzou e Lucca finalizou de primeira na trave, com Tapia chutando o rebote em cima da zaga. O São Bernardo ainda teve outra chance com Victor Andrade, que chutou de fora da área sem grande perigo.
A volta do intervalo trouxe mais intensidade. Nos primeiros segundos do segundo tempo, Victor Andrade cruzou com perigo, e a bola quase beijou o travessão. Em seguida, Felipe Garcia testou Rafael, que fez uma grande defesa, espalmando para escanteio. O São Paulo respondeu com Lucca, mas a finalização foi por cima do gol.
A entrada de Jonathan Calleri aos 20 minutos do segundo tempo incendiou as arquibancadas, dando novo ânimo ao ataque são-paulino. Ferreirinha também teve suas chances, cabeceando nas mãos do goleiro Alex Alves e, mais tarde, cortando para o meio e finalizando para fora.
O momento decisivo da partida chegou aos 34 minutos do segundo tempo. Após cobrança de falta de Danielzinho, Arboleda subiu e cabeceou na trave. No rebote, Luciano mostrou oportunismo e frieza, batendo colocado no ângulo para abrir o placar e garantir a vitória tricolor.
Já nos acréscimos, o São Paulo teve um pênalti assinalado a seu favor após Ferreirinha cair na área. No entanto, a decisão foi revista pelo VAR e o árbitro anulou a penalidade máxima, adicionando mais um momento de dramaticidade à partida.
Próximos Ddesafios
Com a vitória, o São Paulo agora foca no clássico contra o Corinthians pela terceira rodada do Campeonato Paulista, marcado para domingo, 18 de janeiro, às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena. Já o São Bernardo enfrentará o Noroeste em casa, no Estádio 1º de Maio, também no domingo, às 17h (de Brasília).
Fonte: Esportes

