Programa Acredita forma 500 alunos em parceria com a UFF

Inscrita no Cadastro Único, Cleidimar dos Santos, 57 anos, é moradora de São João do Meriti (RJ). Por cerca de dois meses, ela encarou o longo trajeto até Niterói (RJ) para assistir as aulas do curso de Cosméticos Naturais, oferecido pelo projeto Fábrica de Futuro. A iniciativa de formação profissional e inclusão produtiva é realizada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), no âmbito do Programa Acredita no Primeiro Passo, e também envolve instituições locais.

Os cursos unem teoria e prática para pessoas inscritas no CadÚnico e atendem diferentes comunidades e territórios do estado do Rio de Janeiro. Cleidimar já trabalhava na área, como técnica em farmácia, mas encontrou na iniciativa uma oportunidade de aperfeiçoar o que já sabia. “Agora que eu me aperfeiçoei um pouco mais, posso entrar nesse universo, eu posso produzir, posso empreender”, comemorou.

IMG.jpg
Cleidimar dos Santos exibe o certificado do curso. Foto: Mara Oliveira/ MDS

Ela faz parte dos 500 alunos que receberam a certificação de cursos profissionalizantes do projeto Fábrica de Futuro, nesta terça-feira (20.01), em Niterói. A cerimônia contou com a participação do ministro Wellington Dias, da ministra da Igualdade Racial, Aniele Franco, e do reitor da UFF, Antônio Nóbrega.

O titular do MDS destacou que é necessário dar oportunidades, por meio do Acredita no Primeiro Passo, para que o objetivo de superar a pobreza seja alcançado. “O presidente Lula sabe a importância de tirar o Brasil do Mapa da Fome. Esse é o começo para a superação da pobreza, para poder crescer”, reforçou Dias.

Para o reitor da UFF, o projeto é uma forma de devolver à sociedade todo o investimento voltado para as universidades federais. “Nós ficamos muito agradecidos pela confiança e por legitimar o papel da universidade, devolvendo para a sociedade o que ela faz pelo nosso funcionamento”, destacou.

São ofertados pela instituição cursos como os de instalador de sistemas solares fotovoltaicos, soldagem, mecânica automotiva, segurança do trabalho, design gráfico, web design, produção audiovisual, cosmética natural, auxiliar de cozinha, brigadista, prototipagem e agente de reflorestamento.

As 500 certificações entregues nesta etapa fazem parte de um total de 1.700 pessoas já inscritas nas turmas do projeto. Os alunos recebem apoio com transporte e alimentação, além de material didático e todas as ferramentas necessárias para o aprendizado nas áreas escolhidas.

Jovens e adultos inscritos no Cadastro Único e em situação de vulnerabilidade socioeconômica que desejam conhecer os cursos disponíveis, podem acessar a página do projeto Fábrica de Futuro.

Agenda

O ministro Wellington Dias visitou, pela manhã, o Instituto Vida Renovada, associação civil sem fins lucrativos, em São João de Meriti. Por meio do apoio do MDS, o local oferece oportunidades e acolhimento para quem enfrenta a dependência química.

Atualmente, 123 pessoas são atendidas pelo instituto, que ao longo do tempo já recebeu cerca de 50 mil indivíduos. Os cuidados oferecidos envolvem atenção à saúde física e mental, com tratamentos realizados em grupo e individualmente, para auxiliar na superação da abstinência e na reintegração social.

20/01/2026 Visita à Comunidade Terapêutica Instituto Vida Renovada

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome