O Sudeste já soma 870.528 moradias contratadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida desde 2023, dentro do total de 2 milhões de unidades habitacionais contratadas em todo o país no período. Os empreendimentos estão distribuídos por São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, beneficiando aproximadamente 3.482 milhões de pessoas em diferentes faixas de renda e fortalecendo a política habitacional nos municípios.
A recriação do programa em 2023, e sua ampliação nos anos seguintes, têm impulsionado não apenas o acesso à moradia digna para famílias de baixa renda até a classe média, mas também a geração de empregos e o aquecimento da economia local, especialmente por meio da construção civil. O programa é apoiado por nove em cada dez pessoas, segundo indica pesquisa da Genial/Quaest de 2025.
Na região Sudeste se destacam os estados de São Paulo e Minas Gerais, com 588.344 e 175.817 unidades habitacionais contratadas, respectivamente. No Rio de Janeiro, são 88.303 moradias contratadas e, no Espírito Santo, são 18.064 unidades residenciais.
Os contratos abrangem diferentes modalidades do Minha Casa, Minha Vida, entre moradias subsidiadas e financiadas, incluindo áreas urbanas e rurais de todo o Brasil.
SETOR EM ALTA – Indicadores calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) a partir de informações da Associação Brasileira de Incorporadoras mostram que o setor imobiliário atingiu um recorde histórico de lançamentos em 2025, antes mesmo do encerramento do ano, impulsionado diretamente pelo Minha Casa, Minha Vida. O volume de imóveis lançados teve crescimento de 34,6% até outubro, o maior nível da série histórica. Contribuíram para o resultado o aumento de 38,6% do número de novas unidades relacionadas ao Minha Casa, Minha Vida.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]
Fonte: Ministério das Cidades

