FGC e entidades alertam para golpes em pagamentos de bancos liquidados pelo BC

Grupo recomenda que usuários não forneçam informações por canais não oficiais e evitem clicar em links desconhecidos.

O FGC (Fundo Garantidor de Créditos), em conjunto com entidades representativas do setor financeiro, alertou para tentativas de fraudes e golpes no processo de pagamento de garantias de instituições financeiras liquidadas pelo BC (Banco Central).

Segundo as entidades, golpistas têm usado indevidamente o nome do FGC, de bancos e de órgãos oficiais para enganar depositantes e investidores, por meio de e-mails e mensagens falsas, sites e aplicativos fraudulentos, pedidos de dados pessoais e cobranças indevidas de taxas.

O FGC e as entidades recomendam cautela, que usuários não forneçam informações por canais não oficiais, não realizem pagamentos para receber garantias e evitem clicar em links desconhecidos.

Em caso de dúvida, a orientação é buscar apenas os canais institucionais do FGC ou das instituições financeiras.

As entidades que fazem o alerta juntamente com o FGC são a ABBC (Associação Brasileira de Bancos); a ABBI (Associação Brasileira de Bancos Internacionais); a ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento), a Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento), a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e a Zetta (Associação de Empresas de Tecnologia Financeira).