O Ministério da Educação (MEC) ampliou período de adesão ao Compromisso Nacional Toda Matemática até 13 de março. A participação dos entes federados na política é voluntária e ocorre em duas etapas. A primeira é mediante assinatura do termo de adesão no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Já a segunda é por meio do PDDE Interativo, do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), quando o MEC disponibilizará apoio financeiro para as escolas priorizadas, com foco na implementação e no fortalecimento do currículo de matemática, promovendo a coerência entre práticas pedagógicas, processos de recomposição das aprendizagens e instrumentos de avaliação.
O MEC reforça a importância de que as redes verifiquem, com antecedência, as condições de acesso aos sistemas e a organização interna necessária para conclusão do procedimento de adesão dentro do novo prazo. Em caso de dúvidas, a pasta disponibiliza o e-mail [email protected].
A política tem como objetivo assegurar que todos os estudantes da educação básica se apropriem dos conhecimentos e desenvolvam as competências e as habilidades estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área da matemática. Além disso, o compromisso busca garantir a institucionalização de programas de fortalecimento da educação matemática em todos os sistemas e redes de ensino que atendem a educação básica.
Para isso, sua estrutura conta com cinco eixos de atuação: governança e gestão; formação de profissionais da educação; orientação curricular; avaliação da aprendizagem; e práticas pedagógicas. Ao MEC, cabe a responsabilidade de elaborar diretrizes, orientações, materiais didáticos e mecanismos de apoio às redes de ensino para fortalecer a implementação do currículo de matemática e a recomposição das aprendizagens.
Compromisso – O Compromisso Nacional Toda Matemática é uma política pública voltada ao fortalecimento da aprendizagem de matemática, que visa assegurar o direito ao ensino da matemática de qualidade para todos e promover a melhoria contínua do desempenho acadêmico e dos resultados de aprendizagem matemática dos alunos ao longo de toda a educação básica, por meio de apoio técnico e financeiro às redes de ensino e escolas em diversas estratégias. O compromisso pretende reduzir desigualdades regionais, impulsionando a aprendizagem e consolidando a matemática como ferramenta essencial para o desenvolvimento educacional dos estudantes e do país como um todo.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
Fonte: Ministério da Educação

