
Já começou a contagem de dias para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, que toma conta de Brasília de 24 a 27 de fevereiro para reunir representantes do poder público, da sociedade civil e de movimentos sociais para debater a construção de propostas voltadas ao desenvolvimento urbano. A preparação segue em ritmo avançado pelo Brasil e todos os estados realizaram as respectivas conferências estaduais, garantindo a consolidação das etapas preparatórias e o acesso público às propostas debatidas nos territórios.
A proximidade do evento nacional é fruto do esforço do Conselho das Cidades, que há mais de um ano mobiliza o país rumo à 6ª CNC. O engajamento começou nos municípios, que somaram mais de 1,8 mil conferências municipais realizadas, e depois seguido pela fase dos estados.
As etapas realizadas ao longo dos últimos meses por todas as regiões do país mobilizaram gestores públicos, movimentos sociais, entidades profissionais, setor empresarial e a sociedade civil organizada. Essas fases foram fundamentais para levantar os principais desafios urbanos locais e formular as propostas que serão debatidas no evento nacional.
Todo o material trabalhado nas conferências está disponível na ReDUS, que é a ferramenta oficial de registro, sistematização e acompanhamento das conferências municipais, estaduais e nacional, fortalecendo a transparência e a participação social no processo.

- São Paulo foi o segundo estado a realizar a conferência estadual das cidades, após a do Mato Grosso do Sul.Crédito: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de São Paulo/Divulgação.
“Os itens são de livre acesso para consulta pública, reforçando esse passo fundamental de ampliar o diálogo e permitir que qualquer cidadão acompanhe o conteúdo que irá orientar os debates na conferência nacional. É possível acompanhar todo o processo e a plataforma tem sido uma ferramenta central para garantir organização, transparência e integração, por isso é muito importante que todos confiram os materiais”, disse o secretário executivo do Conselho das Cidades, Victor Monteiro Almeida.
O conjunto de propostas registradas servirá de base para os debates da 6ª Conferência Nacional das Cidades e irá contribuir para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).
Webinários de apoio
Como parte da preparação para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, o Ministério das Cidades e o Conselho das Cidades realizaram uma série de webinários voltados à orientação técnica e política das etapas municipais e estaduais. Os encontros virtuais abordaram temas como a organização das conferências, o uso da plataforma ReDUS, a elaboração de propostas e o papel dos delegados na etapa nacional.
Os webinários também funcionaram como espaços de troca de experiências entre estados e municípios, contribuindo para a qualificação dos debates e para o fortalecimento do processo participativo.
Confira os webinários no canal do Ministério das Cidades no YouTube.
Com as etapas municipais e estaduais consolidadas, a 6ª Conferência Nacional das Cidades será de 24 a 27 de fevereiro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. A presença de público será limitada à capacidade disponível no local do evento e as inscrições para participação serão abertas em breve. Acompanhe as redes sociais e o site do Ministério das Cidades para ficar por dentro.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]
Fonte: Ministério das Cidades
