Brasil e Uruguai firmam acordo para ampliar pesquisas em ciências da vida e inovação tecnológica

Brasil e Uruguai deram um passo estratégico para fortalecer a cooperação científica ao assinarem nesta quarta-feira (28), em Montevidéu, um memorando de entendimento que institui o Centro Brasil-Uruguai de Pesquisa e Inovação em Ciências da Vida. O acordo estabelece uma estrutura conjunta voltada ao desenvolvimento de pesquisas, inovação tecnológica, formação de recursos humanos e troca de conhecimento, com benefícios diretos para áreas como saúde, biotecnologia e desenvolvimento sustentável nos dois países. 

O memorando foi assinado durante a visita oficial da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, ao Uruguai. Pelo lado brasileiro, o instrumento envolve o MCTI e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Já o Uruguai é representado pelo Ministério da Educação e Cultura e pelo Instituto de Pesquisas Biológicas Clemente Estable (IIBCE). A cerimônia ocorreu no Auditório da Torre Executiva, com a presença do presidente uruguaio, Yamandú Orsi. 

Durante o evento, a ministra destacou o papel da parceria para inaugurar uma nova etapa na relação bilateral. “Considero a assinatura do memorando de entendimento um marco para esse novo momento que pretendemos iniciar. Vamos traduzir a amizade entre os nossos povos e o nosso alinhamento político em ações práticas, tendo a pesquisa e a inovação como impulsionadores do desenvolvimento conjunto”, afirmou Luciana Santos. 

O Centro Brasil-Uruguai de Pesquisa e Inovação em Ciências da Vida será implementado pelo IIBCE, no Uruguai, e pelo CNPEM, no Brasil. A iniciativa prevê a definição de áreas prioritárias, a execução de projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de ações de capacitação, intercâmbio de pesquisadores e estudantes, organização de eventos científicos e uso compartilhado de infraestrutura de pesquisa. O acordo também estabelece uma governança binacional, responsável pela orientação estratégica e pela tomada de decisões. 

A missão oficial da ministra também tem como objetivo a assinatura de um segundo memorando de entendimento, voltado à cooperação entre parques tecnológicos do Brasil e o Parque Tecnológico Industrial do Cerro. O acordo será firmado entre o MCTI e a Intendência de Montevidéu e integra a Política Nacional de Incentivo aos Ambientes Promotores da Inovação. 

Luciana Santos também participou, em Montevidéu, de uma reunião bilateral com o ministro da Educação e Cultura, José Carlos Mahía; e de um encontro com a ministra de Industria, Energía y Minería, Fernanda Cardona. O objetivo foi tratar de novas possibilidades de cooperação em ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento produtivo. 

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação