Ministro da Justiça terá reuniões com conselhos de segurança na próxima semana

Wellington Lima e Silva também tem previsão de encontro com presidente do STF.

A partir desta semana, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, fará encontros com representantes do sistema de justiça e de forças de segurança pública, visando o fortalecimento e o diálogo entre as instituições.

Na terça-feira (3), a reunião será com o Consesp (Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública). No dia 4, há previsão de encontro com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Edson Fachin. Já no dia 5, a reunião será com o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil.

Para a próxima semana há previsão de novos encontros, com o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, Conselho de Comandantes-Gerais de Polícia Militar, Colégio/Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil e com o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

Segundo a pasta, as iniciativas reforçam o compromisso do ministério com o diálogo permanente, a articulação interinstitucional e a construção conjunta de soluções para os desafios da Justiça e da segurança pública, no contexto de uma agenda ampla e integrada de enfrentamento ao crime organizado como ação de Estado, orientada pela cooperação entre entes federais, forças de segurança e o sistema de Justiça e pela atenção às necessidades concretas da população.

Entre os temas que serão abordados, estão: eixos estratégicos voltados ao desmantelamento estrutural de organizações criminosas, à ampliação do alcance do programa Celular Seguro, à prevenção e ao combate ao feminicídio, ao controle e à repressão ao tráfico de armas e à gestão estratégica de bens apreendidos do crime organizado.

As reuniões também têm por objetivo reafirmar o papel do Ministério da Justiça e Segurança Pública como instância de articulação entre os diferentes ramos do sistema de Justiça e das forças de segurança, promovendo alinhamento institucional e cooperação federativa.

Fonte: R7