MDS prorroga até 9 de fevereiro prazo para municípios aderirem ao Estratégia Alimenta Cidade

Foto: Lyon Santos/MDS

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) estendeu o prazo para que as prefeituras manifestem interesse em participar da Estratégia Alimenta Cidades. Os gestores municipais têm até o dia 9 de fevereiro para realizar a inscrição. A informação consta na Portaria MDS Nº 1.153, publicada no Diário Oficial da União.

O novo ciclo, chamado Alimenta Cidades +1000, projeta a expansão da política pública para até mil municípios em todo o país. Coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), a iniciativa tem como foco transformar a realidade de bairros periféricos e centros urbanos onde o acesso à comida de qualidade é difícil ou inexistente. O objetivo é combater desigualdades nutricionais e assegurar que alimentos saudáveis cheguem à mesa da população que mais precisa.

A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, reforça que o programa abre espaço para o debate e a ação direta sobre como as cidades se alimentam. “Estamos chamando a atenção dos municípios para ampliar o acesso aos alimentos saudáveis para a população vulnerável que sofre com a insegurança alimentar”, afirma a secretária.

Muitas cidades enfrentam o desafio dos desertos alimentares, onde só se encontra comida ultraprocessada e faltam alimentos frescos. Com a adesão, o município passa a contar com apoio técnico por meio do mapeamento da agenda alimentar urbana e da construção de rotas de implementação dos sistemas alimentares urbanos, considerando as especificidades e demandas locais.

Os municípios que integram a Estratégia Alimenta Cidades têm acesso a um conjunto de ofertas que inclui produção de conhecimento para subsidiar a tomada de decisão, cooperação e intercâmbio de experiências, mentorias temáticas especializadas, ações de inovação orientadas por desafios reais dos territórios e apoio à captação de recursos.

A Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades foi instituída pelo Decreto Presidencial nº 11.822, de 12 de dezembro de 2023, com foco em fortalecer políticas alimentares em territórios urbanos periféricos. A iniciativa está sendo implementada em 102 municípios. Destes, 60 municípios foram atendidos em 2024 e ocorreram duas ampliações em 2025, 24 em todo o país e mais 18 municípios do Rio Grande do Sul.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome